São Paulo, domingo, 02 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em meio às novidades, os "desanimados" heróis Marvel são cultuados

MARCELO MIGLIACCIO
EDITOR DO TV FOLHA

No mundo dos desenhos, as novidades não param de chegar e cada vez com técnicas de animação mais apuradas. Mas, no Fox Kids, uma autêntica relíquia pré-histórica resiste na programação, para alegria daqueles que têm mais de 25 anos e assistem à faixa "Insomnia", no ar de segunda a sexta-feira, a partir de 0h30. Trata-se dos primeiros desenhos dos super-heróis da Marvel Comics-Thor, Capitão América, Homem de Ferro e o "incrível" Hulk (que estará em cartaz no canal neste mês). Chamadas carinhosamente pelos fãs de "desenhos desanimados", essas animações foram produzidas em 1966, logo depois de outro herói dos quadrinhos, Batman, ter desembarcado na TV numa série filmada com Adam West e Burt Ward nos papéis principais e vilões vividos por atores famosos como Vincent Price (Cabeça de Ovo) e Cezar Romero (Coringa). "Batman" - também exibido pelo Fox Kids na mesma faixa "Insomnia"- teria animado o chefão da Marvel, Stan Lee, a levar suas criações para a TV. Ele vendeu a idéia à Paramount e, no mesmo ano de 66, começaram a ser produzidos os desenhos animados mais toscos de que se tem notícia. O ilustrador paranaense José Aguiar, 26, um estudioso das animações, define bem o charme desses desenhos: "As figuras foram extraídas diretamente das revistas em quadrinhos. A elas, acresceu-se apenas o essencial para que se classificassem como animações. Os roteiros e as falas dos personagens e do narrador foram transpostos literalmente", diz Aguiar, revelando a razão do culto que persiste. "Os personagens são estáticos, em vez de andar, deslizam pelo cenário. Os movimentos são limitados a impagáveis piscadelas, bocas arreganhadas. Se alguém leva um soco, quando muito, treme feito vara verde. Sem falar nas onomatopéias, que ocupavam a tela inteira", descreve Aguiar.

As músicas
O único motivo de lamentação é que a versão exibida atualmente pelo Fox Kids, embora conserve a dublagem antiga feita no Brasil, não tem as letras das músicas de abertura traduzidas, como acontecia com o lote exibido nas TVs abertas brasileiras nos anos 70.
As traduções eram pérolas, com as gírias da época, tipo "o barra-limpa Thor" ou "é lenha pura, Homem de Ferro"... Aguiar contatou amigos trintões que também são fãs e conseguiu relembrar todas as letras, que estão no site www.omelete.com.br, na sessão "lembra desse?".



Texto Anterior: "Papai eu quero!": Canais infantis lançam novidades na TV, nos cinemas e nas lojas do Brasil
Próximo Texto: A TV no divã: ONG discutirá mídia para jovens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.