São Paulo, domingo, 3 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BALÃO-DE-ENSAIO
"Você Decide' é teste de novelas


Programa aborda antes as mesmas polêmicas retratadas em em tramas das oito da Globo


RUI DANTAS
da Reportagem Local

O semanal "Você Decide", da Globo, tem servido como balão-de-ensaio da programação ficcional da emissora.
O programa vem levantando, com certa antecedência, as mesmas polêmicas abordadas em novelas das oito da rede.
São vários os exemplos a ser citados: em novembro do ano passado, o "Você Decide" retratou no episódio "Delicadeza" um relacionamento lesbiano.
O assunto será igualmente discutido na novela "Torre de Babel", a próxima trama das oito, de Silvio de Abreu.
No episódio do "Você Decide", duas amigas viam-se envolvidas emocionalmente, e o dilema proposto pelo programa verificava se o público permitia tal ligação amorosa.
Os conservadores perderam de forma esmagadora. O capítulo teve maciça participação dos telespectadores, que se decidiram pelo final feliz entre as duas garotas.
Outros temas estão sendo tocados agora na novela das oito, "Por Amor". Um deles é o aborto, por meio da personagem Denise, que ficou grávida do namorado e decidiu interromper a gravidez.
Com trama levemente diferente, mas retratando o assunto, o episódio "Vida", exibido em abril, contava a história de uma estudante que engravidou após ser estuprada. O público permitiu que ela abortasse.
Em março, no episódio "Dupla Traição", o ator Edwin Luisi vivia um homem casado bissexual.
Tal drama é identicamente personificado por Rafael (Odilon Wagner), em "Por Amor".
Como o semanal afere rapidamente a absorção ou a repulsa a temas, vai a questão: o "Você Decide" tem o poder de influir sobre a abordagem de tais assuntos nas novelas?
O diretor de núcleo Herval Rossano, 63, responsável pelo "Você Decide", acredita que sim.
"Não existe uma determinação oficial para que os resultados dos programas sejam passados aos autores. Mas, dentro da emissora, existe muita facilidade de comunicação."
"Também vejo muita semelhança entre o que é retratado em "Você Decide' e nas novelas. Admito que ele dá um "feedback' rápido da opinião do telespectador", conclui.
Abreu, 55, de "Torre de Babel", afirma ter total liberdade na escolha das polêmicas abordadas.
Mas concorda que, se o homossexualismo feminino tivesse sido rechaçado pelo público, poderia ter que repensar a abordagem da questão.
"Veríamos de que jeito foi abordado o tema em "Você Decide'. Depois, mostraria à Globo a forma como eu trataria o assunto em minha novela. Então, discutiríamos o modo de tocar na polêmica", diz.
Manoel Carlos, 65, autor de "Por Amor", afirma que sua sinopse é anterior aos episódios.
"É pura coincidência. Não há nenhuma relação entre a novela e o "Você Decide"', contesta.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.