São Paulo, Domingo, 09 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAGOOU
Juliana, de "Terra Nostra", fica chorando enquanto Paola (a personagem de Maria Fernanda Cândido) se diverte e conquista a simpatia da audiência
Ana Paula Arósio se afoga em mar de lágrimas

Divulgação
A tristonha Juliana (Ana Paula Arósio) sai da casa dos Magliano sob os olhares de Mariana (Tania Bodezan) e Janete (Ângela Vieira)


NEY HAYASHI DA CRUZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Q UANDO começou sua carreira de modelo, Ana Paula Arósio chamava a atenção, entre outras coisas, pelo seu sorriso. Agora como atriz, em "Terra Nostra", as coisas parecem ter mudado bastante. Sua personagem, Juliana, só aparece em cena para chorar ou se lamentar pelas catástrofes que acontecem em sua vida.
Entre os dias 27 de dezembro e 1º de janeiro, a Folha acompanhou 6 dos 96 capítulos da novela que já foram exibidos até ontem. Neles, Juliana apareceu na tela por cerca de 35 minutos, dos quais em 11 ela estava chorando. Isso quer dizer que, de cada 10 minutos em que a personagem esteve em cena, em 3 ela estava se acabando em lágrimas.
O auge ocorreu no capítulo do dia 27 de dezembro, quando Juliana apareceu em cena por 9 minutos e chorou durante 7, com direito a um ataque histérico que durou quase 3 minutos. Foi nesse dia que a polícia descobriu que Juliana está vivendo em uma pensão e tomou-lhe a filha recém-nascida para entregá-la a seu marido, Marco Antônio (Marcello Anthony).

"Vita maledeta"
Desde que a novela começou, Juliana já enfrentou vários desastres. Logo no início da trama, seus pais morreram a bordo do navio que os traziam para o Brasil. Na chegada ao país, ela acaba se separando do seu grande amor, Matheu (personagem de Thiago Lacerda).
Já no Brasil, ela descobre estar grávida de Matheu e chora tanto que acaba convencendo Francesco (Raul Cortez) a procurar o rapaz. Quando ela finalmente o encontra, ele já está casado com outra mulher, Rosana (Carolina Kasting).
Tempos depois, seu filho é levado pela sogra, logo após o parto, e entregue para adoção.
Quando ela finalmente se reencontra com Matheu e tudo parece entrar nos eixos, seu outro bebê é levado pela polícia e entregue a Marco Antônio. Realmente, a italiana não está tendo uma vida fácil.
Pelo fato de Arósio estar constantemente chorando e se lamentando de tudo, a atriz acabou perdendo o espaço para Maria Fernanda Cândido, que interpreta a Paola, personagem que conquistou a simpatia do público. O sucesso é tanto que os telespectadores do "Fantástico", por exemplo, a elegeram como a brasileira mais bonita do século.
Ao contrário da sofredora Juliana, Paola passa a imagem de uma mulher mais independente, alegre e sensual. Ela vive recebendo flores de Francesco, passeando e fazendo seu macarrão.
O autor de "Terra Nostra", Benedito Ruy Barbosa, afirma que o choro é uma característica normal de uma personagem como Juliana e que Arósio foi avisada de que as coisas seriam assim.
A atriz concorda: "Eu sabia que essa personagem teria uma carga dramática maior do que a dos outros, iria sofrer mais do que os outros". Arósio diz que aceitou o papel justamente por se tratar de uma personagem diferente das outras que ela já interpretou.
De fato, a italiana Juliana não lembra em nada o trabalho de Arósio em "Hilda Furacão", em que ela interpretou uma mulher que foge de casa e acaba se tornando uma prostituta. A minissérie, em que a atriz chegou a aparecer nua em algumas cenas, foi seu primeiro trabalho na Globo. Foi com "Hilda" que ela se tornou conhecida do grande público -até então, Arósio tinha feito três novelas no SBT, sendo que a última foi "Os Ossos do Barão", em 1997.
Com relação ao sucesso que Maria Fernanda está fazendo, Arósio diz que acha isso é perfeitamente normal. "A personagem dela é mais leve, e isso acaba cativando mais as pessoas."

Futuro
Quem acompanha "Terra Nostra" pode pensar que tudo de ruim que poderia acontecer com Juliana já aconteceu. No capítulo exibido no dia 30 de dezembro, a personagem chega a afirmar que "não vai chorar nunca mais".
Já é a segunda vez que Juliana faz esse tipo de promessa. Quando ela descobriu que Matheu havia se casado com Rosana, ela também disse a Marco Antônio que não iria mais chorar e tentaria reconstruir sua vida.
A própria atriz afirma que muito sofrimento ainda deve estar a caminho, e a principal fonte dele é o relacionamento entre Juliana e Matheu.
"Eles se amam muito, mas é só agora que eles vão começar a conviver e a se conhecerem melhor. Obviamente, vão continuar a surgir problemas", afirma.

"Terra Nostra 2"
Arósio diz que não sabe se irá participar da continuação de "Terra Nostra", prevista para o final deste ano.
Pela idéia original, a novela teria três fases, com grandes passagens de tempo e diferentes atores interpretando os mesmos personagens no decorrer da trama.
Devido ao sucesso desta primeira etapa, porém, e por questões logísticas, a emissora desistiu de filmar as outras duas fases. Elas seriam exibidas apenas a partir do final deste ano ou só no ano que vem, após uma novela escrita por Manoel Carlos, o mesmo de "Por Amor". Benedito Ruy Barbosa diz que essa idéia existe, mas que "nada está definido ainda".


Texto Anterior: MTV se dá bem com o réveillon
Próximo Texto: Novelas são habitat favorito das 'choronas'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.