São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOJE NA TV

'Johnny Guitar' é o melhor do domingo

DAVE - PRESIDENTE POR UM DIA
Globo, 14h20.
(Dave). EUA, 1993, 100 min. Direção: Ivan Reitman. Com Kevin Kline, Sigourney Weaver, Ben Kingsley. Dave é o sósia do presidente dos EUA. Quando este adoece, ele passa a fazer o papel com aplicação maior do que se poderia esperar. Comédia indicada para o Oscar de melhor roteiro original. Mas original em quê? "Dave" é um simpático remake do "Kagemusha", de Kurosawa. OK para o horário.

VILLA, O CAUDILHO
CNT/Gazeta, 18h45.
(Villa Rides). EUA, 1968, 125 min. Direção: Buzz Kulik. Com Yul Brynner, Robert Mitchum, Charles Bronson, Maria Grazia Buccella. Pancho Villa (Brynner) prende em 1911 um traficante de armas (Mitchum). Estamos na Revolução Mexicana, e Villa decide usar os dotes de aviador do cativo. O filme contou com um bom elenco e teve, no roteiro, nomes como Robert Towne e Sam Peckinpah. Estivesse a direção nas mãos de Peckinpah, a história seria outra. É apenas uma aventura visível, o que já não é tão pouco.

JOHNNY GUITAR
Record, 18h45.
(Johnny Guitar). EUA, 1954, 110 min. Direção: Nicholas Ray. Com Joan Crawford, Sterling Hayden, Mercedes McCambridge. Crawford é a dona de "saloon" hostilizada. Hayden, Johnny Guitar, homem com quem mantém relações ambíguas. Um poema sobre a solidão e os outsiders, ambientado no Oeste. E, nem é preciso dizer, uma obra-prima.

DINHEIRO SUJO
CNT/Gazeta, 20h.
(Cover Up). EUA, 1991, 90 min. Direção: Paul Leder. Com John Saxon, Wings Hauser, Margaux Hemingway. Banqueiro pratica fraudes e mais fraudes. Um policial obstinado que tenta desvendar uns tantos assassinatos acaba chegando ao banqueiro, que não só é um escroque como está envolvido com as mortes em questão. Pé atrás.

ATRAÇÃO MORTAL
Record, 20h30.
(Lethal Attraction). EUA, 1989, 100 min. Direção: Michael Lehmann. Com Winona Ryder, Christian Slater. Três garotas mandam e desmandam num colégio, até que a chegada de um novo aluno ameaça suas privilegiadas situações. Apesar de dois atores bem conhecidos, filme obscuro. Inédito.

MENSAGEIRO DA MORTE
Globo, 23h45.
(Messenger of Death). EUA, 1988, 92 min. Direção: J. Lee Thompson. Com Charles Bronson, Tris Van Devere. Aqui, Charles é um repórter policial que, insatisfeito com o trabalho da polícia na investigação do massacre de uma família mórmon, resolve ele mesmo elucidar o caso.

UM PREÇO PARA CADA CRIME
Bandeirantes, 1h15.
(The Enforcer). EUA, 1951, 87 min. Direção: Raoul Walsh/Bretaigne Windust. Com Humphrey Bogart, Zero Mostel, Ted De Corsia, Everett Sloane. Bogart é o assistente da promotoria que procura desbaratar uma rede de assassinos profissionais. Windust, diretor teatral, começou a realizar o filme, mas não agradou à Warner. Foi substituído por Walsh, valor seguro, que imprimiu ao filme o ritmo nervoso que lhe deu notável posteridade. Grande cinema. P&B.

JUVENTUDE EM FÚRIA
SBT, 2h25.
(The Activist). EUA, 1969, 87 min. Direção: Art Napoleon. Com Michael Smith, Lesley Gilbrun, Tom Maier. Jovem ativista, que combate a Guerra do Vietnã, envolve-se com garota alienada (para usar o vocabulário da época). A partir daí, ela enfrentará o perigo das manifestações de protesto e congêneres. O filme é obscuro, mas vale lembrar que a produção norte-americana sobre o Vietnã, durante a guerra, era mínima, o que confere certo interesse ao filme.

DIÁRIO DE UMA COELHINHA
SBT, 4h10.
(A Bunny's Tale). EUA, 1985, 97 min. Direção: Karen Arthur. Com Kirstie Alley, Cotter Smith, Johanna Kerns. Uma repórter decide penetrar no mundo da revista "Playboy", a fim de descobrir a verdade sobre a vida das "coelhinhas". Baseado em caso real, o filme não esconde seu moralismo feminista. Só para a Grande São Paulo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.