São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

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SEM TIAZINHA NEM PEGADINHA

Baixaria é descartada no "game" "Jogos de Família", que estréia dia 28

Otaviano volta ao ar no novo espírito da Record

RODRIGO RAINHO
DA REDAÇÃO

O apresentador Otaviano Costa vai inaugurar a nova programação de entretenimento da Record no próximo dia 28, às 21h, com o "game show" "Jogos de Família" e uma preocupação: não baixar o nível para obter audiência.
Segundo ele, a ordem da emissora é evitar quadros esdrúxulos. "Na reunião com Clodomir dos Santos [vice-presidente da Record], foi determinado que o programa não tenha apelação, baixaria e não explore pessoas", diz Otaviano.
"Nunca fiz questão de usar as mulheres para conquistar audiência. Herdei aqueles quadros do "H" [apresentado por Luciano Huck na Band]. Sou contra pegadinhas, testes de fidelidade e outros quadros de gosto duvidoso. Saí de um produto com feiticeiras, tiazinhas e gêmeos, mal administrado, sem conteúdo e sem qualidade."
"Jogos de Família" vai colocar em confronto duas famílias por programa -às segundas, terças e quintas. O grupo que vencer mais provas leva o prêmio, ainda não definido pela emissora. "Queremos famílias mais irreverentes, que não sejam passivas", diz o apresentador, de 29 anos.
A ambientação e o principal coadjuvante do programa são inspirados no "Sai de Baixo", que a Globo exibiu até pouco tempo atrás. Os cenários reproduzem ambientes comuns de uma residência -lavanderia, cozinha, banheiro, quarto e sala. A "governanta do lar", a exemplo da funcionária do programa global, dará o toque de humor.
As provas são simples: representações de funções rotineiras das donas-de-casa e dos moradores. Troca de lâmpadas, conserto do prato, lavagem das roupas, limpeza do piso e alimentação do cachorro. Na prova "Salário Mínimo", a produção oferece um valor em dinheiro às famílias, que ficam incumbidas de não estourar o orçamento da casa.
Personalidades famosas serão escaladas para interagir com as famílias, e, na platéia, estarão vizinhos e parentes dos competidores. "O programa tem seus diferenciais, com pais, filhos e avós, as três gerações", conta Otaviano.
O merchandising, forma de publicidade comum em programas de auditório, entrará no palco "carregado" por funcionários de uma companhia de transporte. "Vamos disputar os pontos [do ibope] da noite com filmes e novelas. É um desafio perigoso, mas que estimula", afirma Otaviano. "A TV é maltratada, temos de oferecer qualidade. O apresentador, um formador de opinião, deve ter responsabilidade."


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