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SHOW DE CALOUROS
Globo e Record investem em cantores desconhecidos para elevar a audiência
de seus programas de auditório
TVs apostam em cantores-revelação
THIAGO STIVALETTI
da Reportagem Local
A TV aberta está cada vez mais
buscando atrações de baixo custo
e pequeno risco em seus programas de auditório. A nova tendência é apostar em cantores-revelação lançados no próprio palco.
A Globo investe atualmente em
Júnior -que será lançado pela
gravadora Continental como Mano Júnior-, cantor brasiliense de
21 anos que vendeu sua TV por
R$ 100 e, há dois meses, embarcou para o Rio com o objetivo de
se apresentar no "Planeta Xuxa".
Acabou conseguindo ao levantar um cartaz na platéia do "Domingão do Faustão" do dia 4 de
julho e, dos seis programas que
foram ao ar desde aquela data,
participou de cinco.
"O Júnior é uma alternativa ao
excesso de axé, sertanejo e pagode
no programa", diz Alberto Luchetti, diretor do "Domingão".
Segundo o empresário de Júnior,
Cássio Sabatini, o cantor recebeu
um cachê de R$ 1.000 por sua primeira apresentação no programa.
A música mais tocada por Júnior, "Jura", é hit nas rádios cariocas. Ela foi composta pelo grupo
Cheiro da Terra, outra revelação
do "Domingão". Luchetti convenceu o grupo a desistir de dar a
música para o sertanejo Daniel e
entregá-la a Júnior.
Segundo Luchetti, o contrato de
Júnior com a Globo "pode ser entendido como de exclusividade":
apesar de ter ido ao "Sem Limites
para Sonhar", de Fábio Júnior, na
Record, o cantor não pode aparecer em nenhuma outra emissora
aos domingos, dia de maior disputa de audiência.
Programa próprio
Passo maior foi dado por Thais
Pina, menina de 11 anos de Camboriú (SC). Há dois meses, seu pai
e empresário, Maurício Pina, a levou para cantar no "Festa do Mallandro", na CNT/ Gazeta.
A Record gostou e acabou chamando Thais para participar do
"Sem Limites para Sonhar", de
Fábio Júnior. O programa, que
tem média de 10 pontos de audiência, teve pico de 15 enquanto
ela estava no ar. Cada ponto equivale a 80 mil telespectadores na
Grande São Paulo.
No último dia 3, o apresentador
a chamou para cantar pela segunda vez e a surpreendeu com um
contrato da emissora.
A Record já promete a Thais um
programa próprio. Ela deve apresentar um infantil na faixa das 12h
às 13h a partir de setembro.
"Os cantores consagrados aparecem sem parar na TV enquanto
estão divulgando seus discos e depois somem. Por isso gostamos
das novas atrações", diz Leonor
Corrêa, diretora do "Sem Limites" e irmã de Fausto Silva. "E o
público gosta de acompanhar
uma carreira desde o início."
As emissoras não costumam revelar os valores envolvidos nos
contratos, mas a idéia é simples:
enquanto cantores famosos como
os sertanejos Chitãozinho & Xororó cobram muito por um contrato de exclusividade e nem sempre dão o retorno de audiência esperado (caso do programa dominical "Amigos & Amigos"), as revelações custam muito menos.
Se derem o retorno de audiência
esperado, continuam no ar e não
dão trabalho aparecendo nos programas do concorrente. Se não
funcionam, são descartados sem
grandes prejuízos.
A favor das emissoras, também
funciona a sua influência no mercado musical: as gravadoras enchem os novos cantores de convites porque eles já apareceram na
TV, contribuindo para a divulgação de suas músicas nas rádios.
"Sempre lancei cantores novos
em meu programa, e agora fazem
esse estardalhaço", esbraveja o
apresentador Raul Gil.
Ele lançou, entre outros, o grupo Camisa de Vênus, Mara Maravilha e Simony. Recentemente,
descobriu Danny Boy (garoto que
imita Gugu Liberato e foi contratado pelo SBT) e a banda mirim
Molecada. "Isso indica que meu
trabalho dá certo."
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