São Paulo, Domingo, 15 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÁFIA NA TV

HBO traz principal indicada ao Emmy

da Reportagem Local

A HBO estréia na próxima sexta, às 23h, o seriado campeão de indicações para o Emmy (o Oscar da TV dos EUA) deste ano, "Família Soprano", que concorre em 16 categorias.
A série tem uma idéia central muito parecida com a vista no filme "Máfia no Divã", com Robert De Niro e Billy Cristal. Um "capo" mafioso de Nova Jersey, Tony Soprano (James Gandolfini), sente-se deprimido por não ser tão poderoso como os chefões do passado.
Ele começa a ter ataques de ansiedade e se sente obrigado a procurar uma psiquiatra (Lorraine Bracco, de "Os Bons Companheiros"). Como tem medo de ter suas consultas psiquiátricas descobertas e demonstrar com isso um sinal de fraqueza, Tony as mantém em segredo.
A comparação entre a família normal de Tony, formada pela sua mãe, a mulher e os filhos, e a outra, formada pela máfia, é o ponto central da série.
A rica galeria de coadjuvantes é encabeçada por Carmella Soprano, a mulher de Tony. Ela tem de conciliar as recomendações que costuma dar no cotidiano "profissional" do marido com a criação dos filhos adolescentes nos dias de hoje.
A mãe de Tony é um dos personagens cômicos mais importantes. Internada numa casa de repouso, ela parece estar ficando senil e sempre se mete em confusões médicas, deixando-o preocupado.
O tio de Tony, "Junior" Soprano, é outra figura cômica que vive lhe causando problemas. Ele acha que ainda manda na máfia, mas todos apenas fingem seguir suas ordens.
"Família Soprano" tem apenas 13 episódios prontos, a metade do normal nas séries televisivas. É porque a HBO norte-americana costuma lançar seus seriados durante a entressafra de programas na TV dos EUA, entre maio e setembro. Isso aumenta a sua audiência.
Sua segunda temporada foi lançada nos EUA há pouco mais de um mês e despertou ainda mais interesse depois das indicações que o programa recebeu para o Emmy.
Outro sucesso da HBO, indicado a dois Emmy, é a série "Sexo e a Cidade", cuja primeira temporada já foi mostrada no Brasil, e a segunda está sendo apresentada atualmente na TV norte-americana.




Texto Anterior: Groening ri de piadas velhas dos 'Simpsons'
Próximo Texto: TV no mundo: TV dos EUA fala mais e mais de sexo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.