São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAKING OF
Espectador poderá operar câmera do programa "Altas Horas"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

ENTRE as novidades do novo programa do Serginho Groisman, o "Altas Horas" -com estréia programada para ontem, após vários adiamentos da Globo-, talvez a mais interessante seja a possibilidade de o espectador virar um cameraman, comandando por computador uma das câmeras do programa.

Um laptop circula pela platéia do "Altas Horas", com quatro comandos que podem ser manejados pelo mouse: direita, esquerda, para a frente e para trás. Com esses recursos, os espectadores se revezam no controle de uma câmera localizada num dos cantos do cenário, com possibilidade de giro de 180 graus e capacidade para filmar toda a platéia.
A imagem gerada pelos espectadores é imediatamente transmitida num telão, o mesmo usado para a exposições das matérias jornalísticas do programa. Os diretores, Maurício Arruda e o próprio Serginho, decidem quando e por quanto tempo essas imagens passarão no telão.
Mas a grande novidade chegará somente quando o programa for ao vivo. Segundo Serginho, "a previsão é de que isso aconteça em até cinco semanas". A partir de então, controlar uma câmera do "Altas Horas" não será somente privilégio da platéia, mas também dos telespectadores, que poderão acessar o site do programa (ainda indefinido, mas, de acordo com o apresentador, provavelmente será www.redeglobo.com.br/ altashoras) e se cadastrar.
"Quero que o programa tenha uma página importante, mas espero que as pessoas o assistam também!", diz Groisman. "A idéia é que a Internet seja apenas um complemento. Por isso pensamos em colocar no ar, durante o programa, uma senha. Se você estiver assistindo e pegar essa senha, poderá se cadastrar. Então, se ninguém tiver se cadastrado antes, você poderá comandar a câmera por mais ou menos um minuto. Se não, aguardará a vez na fila." Serginho, de vez em quando, colocará no ar essas imagens.
Os comandos serão os mesmos do laptop, mas com um a mais: clicando a opção de foto, a imagem que estiver sendo filmada é congelada, e o telespectador poderá imprimi-la em casa. A Rede Globo não quis informar os detalhes técnicos do processo, mas disse que a tecnologia foi desenvolvida por seus técnicos.
Os telespectadores que acessarem o site do programa terão ainda outra opção. Uma outra câmera, chamada de câmera-robô, ficará "vagando" pelo cenário, filmando constantemente o palco e a platéia. Essas imagens serão transmitidas para o site, e, a qualquer momento, o telespectador-internauta poderá, clicando o mouse, congelá-las e imprimi-las.
Segundo a produção do "Altas Horas", os únicos requisitos necessários para que o telespectador possa usar esses recursos via Internet são um navegador com suporte para a linguagem Java e um monitor ajustado à resolução mais usada atualmente, 800 x 600 pixels.
(FABIO DANESI ROSSI)


Texto Anterior: Sitcoms: Nova safra estréia a partir deste mês
Próximo Texto: TV 50 anos: "Festa Baile" criou a dança na poltrona
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.