|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MULTIPLICAÇÃO DAS IMAGENS
Interatividade vira fetiche na TV paga
Formato é usado pelas operadoras Net, Sky e DirecTV em eventos variados
BRUNO GARCEZ
DA REPORTAGEM LOCAL
A COMPETIÇÃO entre os canais e
as operadoras de TV paga obrigou-os a se multiplicarem. Após ter feito, no
ano passado, a primeira transmissão interativa de um jogo de futebol na TV brasileira, o Sportv apresentará em 2001 vários eventos esportivos cujas imagens estarão distribuídas por quatro canais.
Neste ano, ainda que o futebol se destaque -com exibições interativas previstas para as finais dos campeonatos estaduais do Rio e de São Paulo e de jogos do
Campeonato Brasileiro-, o canal usará
o formato em outros esportes.
Assim como fez na primeira fase da
Copa Davis, o Sportv seguirá com exibições interativas da segunda etapa do torneio de tênis. Pretende ainda aplicar o
formato na transmissão do Mundial de
Windsurfe, em julho, nos playoffs da Liga de Basquete, em jogos da Superliga de
Vôlei e no Mundial de Motocross. "Para
o surfe, exibiríamos em um canal imagens internas da onda, em outro, externas. Em provas de motocross, queremos
um canal só com as imagens geradas por
uma câmera acoplada à moto", conta
Guilherme Zattar, diretor do Sportv.
A interatividade será também o diferencial do Multishow na transmissão de
seu Prêmio Multishow de Música Brasileira, em abril. "Ainda estamos discutindo o formato, mas queremos ter um canal exibindo a premiação, outro, mostrando, por exemplo, os bastidores", diz
Wilson Cunha, diretor de entretenimento da Globosat. A transmissão ocupará
mais de um canal, tanto na Net como na
operadora via satélite Sky.
O Telecine também usará recursos interativos na exibição do Oscar, no próximo dia 25. No Telecine Premium, a exibição será com som original e comentários de José Wilker nos intervalos. Em
um canal alternativo, a transmissão será
entremeada por comentários da jornalista Ana Maria Bahiana. Nos canais 76 e
77 da Net, será possível ver os discursos
de agradecimento dos artistas premiados nas categorias mais importantes e
obter, em formato de texto, dados sobre
os ganhadores. Somente os assinantes
que possuem o pacote Advanced da Net
irão dispor desse recurso.
Já os assinantes da operadora Sky não
precisam dispor de pacotes especiais para usufruir dos dispositivos interativos.
Tanto na exibição de torneios esportivos
do Sportv como na do Oscar e na do prêmio do Multishow, a tela de exibição da
Sky surgirá repartida em diferentes imagens, bastando ao espectador clicar na
que deseja ver com o controle remoto. A
chamada "tela mosaico" da Sky não
apresenta custos adicionais para os seus
assinantes.
A operadora via satélite DirecTV, principal concorrente da Sky, após ter feito
transmissões interativas do Rock in Rio e
da São Paulo Fashion Week, aplicará o
formato na exibição da Fórmula Mundial, em abril, e pretende usá-lo também
em transmissões de shows.
Texto Anterior: ESPN Brasil exibirá atração de cunho social Próximo Texto: Estréias: Band News origina "provedor" Índice
|