São Paulo, domingo, 18 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIPLICAÇÃO DAS IMAGENS

Interatividade vira fetiche na TV paga

Formato é usado pelas operadoras Net, Sky e DirecTV em eventos variados

BRUNO GARCEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A COMPETIÇÃO entre os canais e as operadoras de TV paga obrigou-os a se multiplicarem. Após ter feito, no ano passado, a primeira transmissão interativa de um jogo de futebol na TV brasileira, o Sportv apresentará em 2001 vários eventos esportivos cujas imagens estarão distribuídas por quatro canais.

Neste ano, ainda que o futebol se destaque -com exibições interativas previstas para as finais dos campeonatos estaduais do Rio e de São Paulo e de jogos do Campeonato Brasileiro-, o canal usará o formato em outros esportes.
Assim como fez na primeira fase da Copa Davis, o Sportv seguirá com exibições interativas da segunda etapa do torneio de tênis. Pretende ainda aplicar o formato na transmissão do Mundial de Windsurfe, em julho, nos playoffs da Liga de Basquete, em jogos da Superliga de Vôlei e no Mundial de Motocross. "Para o surfe, exibiríamos em um canal imagens internas da onda, em outro, externas. Em provas de motocross, queremos um canal só com as imagens geradas por uma câmera acoplada à moto", conta Guilherme Zattar, diretor do Sportv.
A interatividade será também o diferencial do Multishow na transmissão de seu Prêmio Multishow de Música Brasileira, em abril. "Ainda estamos discutindo o formato, mas queremos ter um canal exibindo a premiação, outro, mostrando, por exemplo, os bastidores", diz Wilson Cunha, diretor de entretenimento da Globosat. A transmissão ocupará mais de um canal, tanto na Net como na operadora via satélite Sky.
O Telecine também usará recursos interativos na exibição do Oscar, no próximo dia 25. No Telecine Premium, a exibição será com som original e comentários de José Wilker nos intervalos. Em um canal alternativo, a transmissão será entremeada por comentários da jornalista Ana Maria Bahiana. Nos canais 76 e 77 da Net, será possível ver os discursos de agradecimento dos artistas premiados nas categorias mais importantes e obter, em formato de texto, dados sobre os ganhadores. Somente os assinantes que possuem o pacote Advanced da Net irão dispor desse recurso.
Já os assinantes da operadora Sky não precisam dispor de pacotes especiais para usufruir dos dispositivos interativos. Tanto na exibição de torneios esportivos do Sportv como na do Oscar e na do prêmio do Multishow, a tela de exibição da Sky surgirá repartida em diferentes imagens, bastando ao espectador clicar na que deseja ver com o controle remoto. A chamada "tela mosaico" da Sky não apresenta custos adicionais para os seus assinantes.
A operadora via satélite DirecTV, principal concorrente da Sky, após ter feito transmissões interativas do Rock in Rio e da São Paulo Fashion Week, aplicará o formato na exibição da Fórmula Mundial, em abril, e pretende usá-lo também em transmissões de shows.


Texto Anterior: ESPN Brasil exibirá atração de cunho social
Próximo Texto: Estréias: Band News origina "provedor"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.