São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"CULT" NA COZINHA

Dupla já vendeu 10 mil ímãs com imagens de seriados de TV

Séries vão para a geladeira

FERNANDA DANNEMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

"JEANNIE É um Gênio", "Túnel do Tempo", "Ultraman"... toda a turma dos seriados que marcaram os jovens nos anos 60 e 70 foram parar na geladeira. Fora da programação televisiva atualmente, eles estão ao alcance dos fãs através de imagens tiradas da internet e transformadas em magnetos num processo artesanal.
A idéia foi do professor de informática José Carlos Brancatelli, 31, e do farmacêutico Charlie Sverdloff, 32, criadores da marca Magic Magnets. Em estandes de venda montados em feiras alternativas pelo Brasil, eles já comercializaram mais de 10 mil ímãs com imagens de TV.
Seriados e desenhos antigos estão em segundo lugar na preferência dos compradores, perdendo apenas para imagens consideradas engraçadas, como a de cinco mulheres gordas -tidas como antídoto contra a tentação de saquear a geladeira frequentemente.
"O pessoal vê as cenas retratadas e grita, chora, se emociona", diz Sverdloff, fã do velho "Batman" dos anos 60. Segundo ele, o número total de ímãs vendidos -que inclui outras imagens, como bichinhos- passa de 100 mil.
Brancatelli diz que os clientes voltam porque os ímãs "desaparecem". "Os amigos roubam e quem ficou no prejuízo compra de novo. Eles até cantam as musiquinhas", diz ele, arriscando o refrão do seu preferido, "Poderosa Íris".
Para fãs de desenhos a coisa já se complica, já que os sócios só trabalham com os mais antigos. "Temos que respeitar os direitos autorais", diz Brancatelli, explicando que, no caso dos seriados, não há problema. "Imagem de seriado já virou domínio público, ainda mais na internet", afirma.
Brancatelli, inclusive, aumentou sua cultura geral. "Um fã da Mulher Maravilha encomendou um ímã dela com a roupa azul: descobri que, quando dava duas voltinhas, ela aparecia com seu uniforme de mergulho", diz ele. A personagem vivida por Linda Carter na TV, aliás, é a mais procurada pelos clientes, seguida por Jeannie, o gênio, interpretada por Barbara Eden.
Clássicos do cinema não ficam de fora. Entre os preferidos, Linda Blair, a caráter em "O Exorcista", é a grande pedida para quem está de dieta. "As pessoas ficam com medo de ir à geladeira no meio da noite", diz Brancatelli.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Coquetel explosivo: João Kléber chama Tina ex-"BBB" e Neusa Borges
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.