São Paulo, Domingo, 30 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soninha, que além de VJ já foi diretora, redatora e produtora na MTV, é a nova apresentadora do "Barraco", com a saída de Astrid para a Rede Bandeirantes
Soninha é show

Otávio Dias de Oliveira/Folha Imagem
Ex-produtora do programa da MTV, Soninha assume o posto de apresentadora do 'Barraco' na vaga de Astrid, que foi para a Band


ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

Todos querem Soninha. Ela está no "Lado B" e no "Supernova 4", na MTV, no "Bate Bola", "Bola da Vez" e "Prorrogação", na ESPN Brasil, e, agora, com a saída de Astrid Fontenelle da MTV para a Bandeirantes, assume, amanhã, às 22h, mais um programa, o "Barraco".
Só na MTV Sonia Francine, a Soninha, aparece oito horas por semana, fora as reprises. Na ESPN Brasil, ela é entrevistadora e comentarista.
Ela completa tudo isso conciliando a faculdade de cinema (na Escola de Comunicação e Artes da USP) com a vida de mãe de 3 filhas -a mais velha com 15 anos.
Soninha dava aulas de inglês para sobreviver e cuidar das filhas. Em 1990, um mês após a fundação da MTV, entrou como assistente de produção.
"Entrevistei 20 pessoas e não gostei de ninguém. Conhecia a Soninha do teatro e a achava ótima. Ela cumpria os requisitos da vaga, chamei-a direto", revela Daniel Benevides, diretor do "Barraco".
Ela logo se tornou redatora de VJs como Thunderbird, Maria Paula, Cuca Lazarotto e Astrid. "Ela escrevia do jeito que eu falava e colocava as informações que eu precisava", conta Astrid.
Soninha tornou-se VJ em 1994, no "Pix". Depois fixou-se no "Território Nacional". A partir dali, todas as vezes em que era necessário um VJ substituto, virou hábito chamá-la.
Foi assim com o "Lado B", quando Fábio Massari saiu, com o "Rock e Gol" do ano passado, quando os Sobrinhos do Ataíde não puderam participar, e, agora, com o "Barraco".
Nos bastidores, Soninha sempre esteve envolvida na criação de novos programas. "Ela é muito crítica e atenta. É uma garrafa de champanhe pronta para estourar. Eu precisava mandar ela relaxar", conta Astrid Fontenelle.
É comum que ela seja chamada em reuniões para opinar e achar falhas. Ajudou a formatar o "Barraco", no qual é assistente de direção, produtora e ajuda também na escolha de temas e convidados.
"Para ela vai ser um desafio assumir o "Barraco", mas é também natural. O programa é um pouco dela", analisa Zico Góes, diretor de programas não-musicais da MTV. "Além de bonita, ela é séria e passa uma credibilidade que vai valorizar o programa."
Com sua entrada, o "Barraco" fica mais sério, tendo em Soninha uma mediadora que discorda dos convidados e tenta propor soluções para os temas. "Adoro discutir. Leio muito os jornais e acabo tendo opiniões sobre tudo", conta.
Na ESPN Brasil, José Trajano, o chefe de Soninha, diz que ela está lá porque entende mesmo de esportes. "Recebíamos e-mails mandando ela ir para o fogão, mas hoje são elogios e críticas na mesma proporção que os outros comentaristas, como o Tostão, por exemplo", revela.
"Ela não gostou sempre de futebol. Teve um namorado que era palmeirense. Ficou fissurada em futebol e virou, em pouco tempo, expert no assunto", entrega Astrid.
Como não tinha planejado chegar até esse ponto em sua carreira, Soninha não tem nenhum plano para o futuro. Mas gostaria de fazer cinema.
"Eu gosto mais de escrever roteiros, mas no Brasil é muito comum escrever e dirigir. Poderia ir para uma casa no interior e ficar com as minhas filhas e meu marido mandando textos para jornais pela Internet. Seria uma vida tranquila", conclui.

Astrid na Band
A antecessora de Soninha no "Barraco", Astrid Fontenelle, se reuniu na segunda-feira com o superintendente artístico da Band, Nilton Travesso, para definir seu novo programa. A estréia pode ocorrer nos dias 12 ou 19 de junho.
A faixa horária da atração seria das 13h às 15h, aos sábados, algo ainda em discussão com a direção da emissora. O formato deve misturar calouros com entrevistas e debates de temas jovens.
O último "Pé na Cozinha" de Astrid vai ao ar hoje, às 22h, na MTV. Ela recebe Marcelo Fromer. "É um titã que nunca foi ao programa, mas sei que ele cozinha divinamente."


Texto Anterior: Operadoras se unem para baixar preços
Próximo Texto: MTV está acostumada a "exportar" talentos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.