São José dos Campos, Domingo, 11 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEMPOS DIFÍCEIS 2
Número de classes noturnas já é oito vezes maior que durante a tarde nas escolas estaduais de São José
Aluno trabalhador busca curso noturno

da Folha Vale

A necessidade de trabalhar dos jovens está lotando as salas de aula no período noturno em São José dos Campos. O número de classes à noite já é oito vezes maior que durante a tarde nas escolas da rede pública estadual.
Nas escolas da 1ª DE (Delegacia de Ensino), são 250 salas à noite e apenas 29 no período da tarde. Os estabelecimentos da 2ª DE estão com 145 classes noturnas, seis vezes mais que o vespertino.
Os alunos que desejam mudar de período entram na fila de espera na escola em que já estudam. Para ser atendido, o candidato precisa provar que está trabalhando.
Os departamento de planejamento das duas delegacias de ensino não souberam informar quantos alunos estão tentando estudar à noite nas escolas estaduais do município.
"A solicitação de mudança de período é atendida conforme a existência de vagas", informou a dirigente da 1ª DE, Irene Bibries Miranda.
Na 2ª DE, a dirigente Sonia Maria Silva garantiu que "não existe fila de espera, porque todos os alunos da rede pública tiveram em dezembro de 98 sua matrícula direcionada para uma escola de ensino médio, conforme o período de opção".
Na escola Francisco Pereira da Silva, uma das maiores de São José, com 1.925 alunos, são 12 classes no período da tarde e 17 à noite para o ensino médio. Uma funcionária informou que existe ociosidade em um período e classes superlotadas em outro.
"Estou tentando vaga no período noturno há duas semanas, porque preciso trabalhar e ajudar minha mãe", disse Leandro Francisco Gimenez, que estuda na escola José Vieira de Macedo, no Jardim Satélite, zona sul.
Segundo ele, a direção da escola informou que não havia vagas disponíveis no período noturno e que seu nome entraria para a lista de espera. "Tenho de procurar emprego durante o dia", explicou.
O período da manhã é intermediário em número de salas de aula. São 155 classes nas escolas da 1ª DE e 78 na 2ª. A explicação das próprias escolas é que, estudando pela manhã, o jovem ainda consegue conciliar o estudo com um trabalho de meio período.

Município
As 25 escolas da rede municipal de São José, destinadas ao ensino fundamental (até 8ª série), não contam com aulas à noite.
O município oferece 11 cursos extracurriculares, como informática, auxiliar de escritório e profissional do futuro. Para os alunos da 1ª à 4ª séries são oferecidos educação para o consumidor e estudo do meio ambiente.
Cada escola pode escolher de um a dois cursos para ministrar aos alunos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.