São Paulo, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÉDIO
Carro que a VW nacionalizou traz ótima posição de dirigir, mas perde em desempenho para concorrentes
Agilidade desdiz números do Golf 1.6

LUÍS PEREZ
Editor interino de Veículos

Poucos carros são tão agradáveis de dirigir quanto o agora nacional Volkswagen Golf -modelos daqueles que dão impressão de que são "vestidos" pelo motorista. Sua versão mais em conta, a 1.6, testada pela Folha, se revela boa no trânsito urbano, mas também encara uma estrada sem fazer feio.
Mais caro entre os médios -custa a partir de R$ 27.990-, o Golf perde para seus concorrentes em desempenho. Os dados do cronômetro, porém, não correspondem à impressão de agilidade que se tem ao conduzi-lo.
Enquanto o Golf atinge os 100 km/h em 12,09 segundos, o Ford Escort chega a essa velocidade em 9,66 segundos, o Fiat Brava, em 11,15 segundos e o Chevrolet Astra, em 11,23 segundos. As medições foram realizadas pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
Feito para profissionais bem-sucedidos, a partir de 25 anos, que buscam um carro útil e prático, o Golf tem vocação urbana. Vários itens que aumentam o conforto de quem precisa passar horas nos engarrafamentos são de série desde a versão mais modesta.
Direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, abertura interna do tanque de combustível e porta-copos são alguns exemplos.
O câmbio, de ótimo engate, não apresenta os defeitos crônicos do novo Gol, compacto nacional nele inspirado. Em relação à versão alemã, há até melhorias: o extintor de incêndio é embutido no banco do motorista, não mais à frente, liberando um espaço maior para as pernas.
Outro detalhe curioso é o alarme: quando acionado, na chave, emite um som que lembra a buzina dos antigos Fusca.


Texto Anterior: Novos Seat mostram o que a linha Gol deveria ser
Próximo Texto: Segurança é privilegiada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.