São Paulo, domingo, 05 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gran Turismo 5 é referência para pilotos

Jogo de simulador moderno reproduz até a dinâmica veicular, que muda com a pista e a temperatura dos pneus

Game, exclusivo para PlayStation 3, estreia no Brasil na terça por R$ 199 e tem pistas de Top Gear e Nürburgring

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Só falta o cheiro de borracha queimando no asfalto para que os jogadores da nova safra de simuladores se sintam acelerando num autódromo de verdade.
Entre os lançamentos, destacam-se o F-1 e o Gran Turismo 5 -este estreia nesta terça, após vários adiamentos.
Feito para PlayStation 3, da Sony, o GT5 (R$ 199) convence pela riqueza de detalhes. Cada um dos mil carros reproduz com exatidão desde o ronco do motor até o comportamento dinâmico do veículo em pista, incluindo o Lamborghini Bertone (1967).
Aliás, o único exemplar remanescente no mundo foi emprestado para que os programadores pudessem testá-lo e recriá-lo no GT5.
Nele há muitos carros que ainda nem chegaram ao Brasil, como o Honda CRZ e o Dodge Challenger SRT8.
O GT5, que levou seis anos para ser concluído, traz circuitos famosos, como a pista de teste do programa de TV Top Gear, da BBC inglesa, e o traçado completo de Nürburgring, com 20,8 km.
Os carros continuam com danos subdimensionados em batidas (herança do GT4), mas podem receber mais ajustes mecânicos, retífica e acessórios para "tuning".
"Com a limitação dos treinos [no automobilismo], os pilotos passaram a usar simuladores para decorar os circuitos. Eu jogo o Gran Turismo com cockpit", diz Popó Bueno, piloto da Stock Car.


Texto Anterior: Renault Fluence não quer repetir os erros do Mégane
Próximo Texto: Cockpit amplia a sensação de realismo do GT5
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.