São Paulo, domingo, 06 de maio de 2007

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Cartas

Gasolina adulterada cheira a álcool

"Abasteci meu Clio 2005 num posto com bandeira de distribuidora credenciada. Logo que saí, o carro começou a falhar e a fazer um barulho diferente. Ao abrir o bocal, percebi que a gasolina estava com cheiro forte de álcool. Liguei para o posto para comunicar o que estava acontecendo e pediram que eu voltasse lá para conversar. Achei a atitude estranha. Onde devo denunciar o posto e o que fazer com a gasolina ruim que está no tanque?"
Aparecida Conceição Santana (São Paulo, SP)

Resposta da Folha - "A primeira providência é remover todo o combustível do tanque.
Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), é possível fazer um teste para medir o teor de álcool na gasolina. Ele é feito a partir de uma solução aquosa com 100g de sal de cozinha em um litro de água.
Em um vidro de 100 ml, coloque 50 ml de gasolina e complete com a solução de água e sal. Misture e deixe o frasco em repouso por 15 minutos.
A gasolina, de tom amarelado, ficará na parte de cima do frasco. A água e o álcool, transparentes, ficarão embaixo.
A mistura de álcool e água deve ficar entre 59 e 60 ml. Essa é a proporção correta de 24% de álcool anidro na gasolina.
A orientação da técnica do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), Maria Cristina Oliveira, é pedir nota fiscal no posto e verificar seu número de inscrição na ANP. Com esse número é possível entrar no site da agência para verificar se o posto já foi autuado por irregularidades.
Depois, devem-se ter o laudo e o orçamento do conserto. Se o posto se recusar a pagar, o cliente deve recorrer a um órgão de defesa do consumidor ou ao Juizado Especial Cível."

ONDE RECORRER


Agência Nacional do Petróleo
(0800-9700267)
Procon-SP (0/xx/11/3826-1457)
Instituto de Pesos e Medidas (0800-130522)


Revenda Rommer
"No dia 4 de março, vendi meu Fiesta à Rommer Multimarcas. Deixei o carro na loja e, no dia seguinte, levei os documentos exigidos, inclusive o de transferência de propriedade. Seguindo a orientação da loja, aguardei cinco dias úteis para que o valor fosse depositado na minha conta, mas, passados 14 dias úteis, o pagamento não havia sido realizado. Desde então, ligo para a loja, e eles sempre dão explicações diferentes para o atraso."
Milton Seigui Oshiro (São Paulo, SP)

Resposta da Rommer - "Realmente houve atraso, mas o caso já foi finalizado. O dinheiro foi depositado na conta da cliente no dia 27 de março."

Consumo do Polo
"Diferentemente do divulgado pela Volkswagen, o consumo do Polo Sedan 1.6 Total Flex 2006 não é de 8,7 km/l de álcool na cidade, mas de 5,5 km/l. Abasteço em postos confiáveis, checo a calibragem dos pneus toda semana e ando com ar-condicionado desligado. Além disso, não dou arrancadas bruscas. Já fui à concessionária e dizem que o motor está regulado. Gostaria de saber se esse consumo é normal."
Celso Ortiz (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Os valores de consumo divulgados são obtidos por meio de medições efetuadas de acordo com a norma NBR 7.024, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). No teste, são estabelecidas condições ideais de temperatura ambiente, pressão atmosférica, combustível utilizado, tipo de circuito, forma de condução, condições de funcionamento do veículo (motor frio e quente) e carga. Na prática, a utilização diária dificilmente permite operar o veículo dentro das condições ideais que a norma determina. Sugerimos que o cliente encaminhe o veículo à autorizada para análise do problema."

Resposta da Folha - "No teste realizado pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, em outubro do ano passado, o Polo Sedan abastecido com álcool fez 7,6 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada."

Novo Fox 1.4
"No dia 15 de abril, li uma reportagem no Veículos sobre o lançamento do Fox 1.4. Como estou querendo comprar um Fox 1.0, fiquei preocupada se a versão "mil" sairá de linha."
Magali Almeida (São Paulo, SP)

Resposta da Folha - "A Volkswagen não pretende "aposentar" o motor 1.0, de até 73 cv (cavalos). Apesar de o 1.4 (usado no Fox exportado para a Europa) também ser da família EA111 e ter custo de fabricação praticamente igual ao do 1.0, o governo brasileiro só oferece redução fiscal para o de 1.000 cm3. A iniciativa da VW em lançar um motor 1.4 turbo com 130 cv é uma maneira de provar a eficiência dessa cilindrada e, assim, pressionar o governo a estender a redução aos 1.4."

Rodízio
"Estou hospedando em minha casa, em São Paulo, parentes de Santa Catarina. Gostaria de saber se eles podem rodar com a placa de lá sem que recebam a multa de rodízio daqui."
Pedro Guidoni (São Paulo, SP)

Resposta da CET-SP - "O sistema de fiscalização é unificado com os Departamentos de Trânsito. O carro será multado em R$ 85,13 (mais quatro pontos na carteira) se estiver rodando em dia, local e horário restritos."


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