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São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

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OUTRO LADO

Fábricas admitem alguns defeitos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A maioria das fábricas reconhece os defeitos apontados pelos mecânicos ouvidos pela Folha.
Segundo a Fiat, os defeitos de ar-condicionado apontados pelos mecânicos ocorrem por erro na instalação. "O kit original de fábrica já prevê que seja trocado o chicote. Se isso não acontecer, o fio [original, que é mais fino] pode esquentar, e a corrente não passa", diz Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da fábrica.
A Ford desconhece problemas no Ka. De acordo com Fernando Ribeiro, gerente de engenharia de serviço, algumas unidades do Fiesta 1.0 e da Courier apresentaram falha no motor não porque os fios do chicote são curtos, mas devido ao fato de ficarem tensionados. "Não conseguimos descobrir se era um defeito na linha de montagem ou quando o carro ia para a funilaria, por exemplo."

Gás
A direção de qualidade da Renault informa que poucos carros tiveram problema com o sensor de ponto morto, mas o departamento de pós-venda instruiu as autorizadas a fazer uma intervenção no conector. O defeito também foi eliminado na fábrica.
Já a Chevrolet reconhece que Astra e Zafira podem ter problemas na marcha lenta: "98% dos casos são em carros transformados a gás", afirma Henrique Pereira, gerente de engenharia de motores da Powertrain. As empresas que fazem a conversão trocam a válvula de aceleração e o atuador, causando o defeito.
A General Motors nega que haja interferência do ar-condicionado na sonda lambda. Ser ou não aquecida e a quantidade de fios depende do combustível e se o motor tem oito ou 16 válvulas.
"No Salão de São Paulo [em 2000], conversei com um engenheiro da Toyota e expus o defeito. Ele foi à minha oficina para ver como resolvia o problema", diz Rodrigo Mizukami, da Nissei Ar-Condicionados, de Campinas (95 km a noroeste de São Paulo).
Procurada pela Folha, a Toyota não se manifestou. A Volkswagen também não respondeu.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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