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007
Espião prefere modelo esportivo
Carrões são a segunda paixão de James Bond
GLENDA PEREIRA
da Reportagem Local
Se fosse preparada uma receita
dos filmes de James Bond, dois ingredientes não poderiam faltar:
belas mulheres e fabulosas máquinas de quatro rodas.
E, apesar de ser bem moderninho ao se envolver com várias
mulheres em um único filme, o
espião da rainha é tradicionalista
e conservador quando o assunto é
automóvel -pelo menos era.
No filme "007 contra o Satânico
Dr. No" (1962), o primeiro da série, 007 -interpretado por Sean
Connery- tem apenas o céu sobre a cabeça com o conversível
Sunbeam Alpine -com um modesto motor 1.6.
Na próxima missão, "Moscou
contra 007" (1963), Bond pôde
acelerar mais forte com o Bentley
4,5 litros Sports Tourer -o carro
preferido do autor Ian Flemming,
o criador do agente secreto.
Mas é no filme "007 contra
Goldfinger" que Bond encontrou
sua cara-metade em forma de carro: o clássico inglês Aston Martin
DB5, com motor de seis cilindros
em linha, que atingia 232 km/ h.
Como todo carro usado por
007, o DB5 tinha um arsenal de
engenhocas, como o assento ejetável e uma metralhadora escondida que era capaz de gerar uma
cortina de fumaça para atrapalhar
a vida de seus inimigos.
Debaixo d'água
O Aston Martin apareceu em
mais três filmes do espião: "007
contra a Chantagem Atômica"
(1965), "007 contra Goldeneye"
(1995) e "007 - O Amanhã Nunca
Morre" (1997) -com Pierce
Brosnan no papel de 007.
Além de outros modelos da inglesa Aston Martin (DBS e V8),
Bond dirigiu vários veículos do
sonho de qualquer mortal.
Exemplos são o Ford Mustang
Mach 1 V8 (ícone da esportividade americana), o Toyota 2000 GT
Coupé, o pequeno Citroën 2CV
(Deux Chevaux) e o superesportivo Lotus Esprit do filme "007 - O
Espião que me Amava" (1977),
que se transforma num submarino, com direito a hélices e tudo.
Em 1995, no filme "007 contra
Goldeneye", 007 sucumbiu para
um lado mais comercial. O resultado foi a transformação de James
Bond em um garoto-propaganda.
O espião se rendeu às máquinas
alemãs da BMW. A primeira foi o
"roadster" Z3. Em "007 - O Amanhã Nunca Morre" foi a vez do luxuoso sedã 750iL, que era guiado
por controle remoto integrado ao
telefone celular. Seu atual "brinquedo" é o sofisticado roadster Z8
(leia texto na pág. 1).
Ao que tudo indica, a estratégia
de marketing deu muito certo. Os
vilões podem até guiar Mercedes-Benz ou Ferrari, mas nem assim
são páreo para James Bond.
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