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TIRA-DÚVIDAS
Entenda o torque do propulsor e o que significa a sigla kgfm
free-lance para a Folha
Com frequência se ouve que o
motor de um carro tem tantos
kgfm de torque, mas por que
"kgfm" e por que "torque"?
Nas aulas de física aprendemos
que o torque é o mesmo que momento, ou seja, uma grandeza para medida de forças que provocam algum tipo de rotação.
Ao empurrar uma porta, por
exemplo, aplicamos uma força na
fechadura. O momento dessa força, ou a força necessária para girá-la, corresponde à multiplicação
da força aplicada pela distância
que vai da fechadura à dobradiça.
Nos automóveis, a força para
tracionar as rodas é gerada pela
queima da mistura ar/combustível no interior dos cilindros. Essa
queima faz mover os pistões, que,
por sua vez, giram o virabrequim.
O torque do motor é exatamente essa força originada nos cilindros e que gira o virabrequim,
sendo depois transferida às rodas.
Para padronizar a medida do
torque, usa-se um dinamômetro
com um adaptador, cuja função é
estabelecer um ponto no qual a
força de giro é aplicada. Esse ponto fica a uma distância padrão de
um metro em relação ao centro
do virabrequim.
O torque de um motor pode ser
medido em kgfm (quilograma-força vezes metro). Para chegar ao
resultado, é preciso multiplicar
uma unidade de força (kgf) por
uma de distância (metro).
(CM)
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