São Paulo, domingo, 12 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TIRA-DÚVIDAS

Entenda o torque do propulsor e o que significa a sigla kgfm

free-lance para a Folha

Com frequência se ouve que o motor de um carro tem tantos kgfm de torque, mas por que "kgfm" e por que "torque"?
Nas aulas de física aprendemos que o torque é o mesmo que momento, ou seja, uma grandeza para medida de forças que provocam algum tipo de rotação.
Ao empurrar uma porta, por exemplo, aplicamos uma força na fechadura. O momento dessa força, ou a força necessária para girá-la, corresponde à multiplicação da força aplicada pela distância que vai da fechadura à dobradiça.
Nos automóveis, a força para tracionar as rodas é gerada pela queima da mistura ar/combustível no interior dos cilindros. Essa queima faz mover os pistões, que, por sua vez, giram o virabrequim.
O torque do motor é exatamente essa força originada nos cilindros e que gira o virabrequim, sendo depois transferida às rodas.
Para padronizar a medida do torque, usa-se um dinamômetro com um adaptador, cuja função é estabelecer um ponto no qual a força de giro é aplicada. Esse ponto fica a uma distância padrão de um metro em relação ao centro do virabrequim.
O torque de um motor pode ser medido em kgfm (quilograma-força vezes metro). Para chegar ao resultado, é preciso multiplicar uma unidade de força (kgf) por uma de distância (metro). (CM)


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Internet: Franceses estréiam conexão em carros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.