São Paulo, domingo, 12 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET
Sistema estará nas ruas em maio
Franceses estréiam conexão em carros

LUÍS PEREZ
enviado especial a Genebra

Maio é o mês em que o casamento entre o automóvel e a Internet já será uma realidade. Ao menos é o que promete a parceria firmada entre a PSA Peugeot Citroën e o grupo de comunicação Vivendi, da qual nasceu o "Wappi!", um portal multiacesso para os motoristas europeus.
Entre os serviços que serão oferecidos, estão informações úteis para o condutor, em tempo real. Os objetivos são melhorar a segurança ao volante, planejar itinerários, além de fornecer informações on line sobre hotéis, museus, restaurantes e até oficinas mecânicas, por exemplo.
Também será possível ao motorista memorizar, por intermédio de um comando similar ao do pisca-pisca, a música que está tocando no rádio do carro -haverá uma opção "reservar música"-, para escutá-la com calma em seu computador pessoal e, se quiser, comprar o CD on line.
O sistema foi apresentado no 70º Salão de Genebra (Suíça), que termina hoje. Embora a integração entre Internet e carro já tenha sido abordada em janeiro, no Salão de Detroit (EUA), é a primeira vez que algo concreto é mostrado para um futuro tão próximo.
Na demonstração, realizada durante a exposição, o motorista aciona a telefonista de uma central por meio de um comando de voz. Em seguida, diz que está à procura de um restaurante.
A atendente então disponibiliza, em uma única tela, os diferentes itinerários, além do tempo que o motorista levará para chegar, por meio de cada opção de caminho apresentada.

Auxílio on line
Os motoristas terão ainda seus dados personalizados e um endereço de e-mail no carro. Os primeiros veículos a ser equipados com esses novos serviços serão o sedã de luxo Peugeot 607 e a minivan Citroën Picasso.
Embora esses dois automóveis já estejam circulando no Brasil até o início do próximo ano -o 607 como importado no final deste ano, e a Picasso fabricada em Porto Real (RJ) no início de 2001-, o sistema não estará disponível no país, que não possui ainda mapeamento de cidades que permita sua instalação.
Será a França o primeiro país a contar com o sistema, que será estendido em seguida para Reino Unido, Alemanha, Espanha, Bélgica, Holanda e Itália.
O grupo PSA estima que, no final de 2002, 80% de seus veículos sairão de fábrica prontos para oferecer esses serviços, alguns gratuitos, outros incluídos em um contrato de assinatura mensal.


Luís Perez viajou a convite da Peugeot.


Texto Anterior: Tira-dúvidas: Entenda o torque do propulsor e o que significa a sigla kgfm
Próximo Texto: Utilitário esportivo: Explorer aposta tudo no conforto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.