São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DO QUE ELAS GOSTAM

Público feminino pergunta minúcias e acompanha seus parceiros para evitar que paquerem modelos

Carros e ciúmes "convidam" as mulheres

LARA SCHULZE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As mulheres, depois que passaram a ser olhadas com mais carinho pelas montadoras -estatísticas das fábricas confirmam que elas são responsáveis por quase 50% das vendas de automóveis novos-, deixaram de ser coadjuvantes nos salões de automóveis.
Isso adicionou um novo ingrediente ao mundo do fascínio pelos bólidos: o ciúme. "Os homens ficam babando nas modelos", diz Denise Calil, 36, estudante.
Ao lado do namorado, a estudante Tatiana Corrêa Lima, 20, participou pela primeira vez do salão e, por indicações, resolveu conferir o lançamento do novo jipe da Ford, o EcoSport.
Mas afirma que foi à exposição também para ficar de olho em seu namorado por causa da grande quantidade de modelos "decorando" os estandes. "Vim para ver o EcoSport. Mas, na verdade, estou no pé dele por causa das garotas", conta, rindo.
Algumas mulheres se incomodam com a grande quantidade de meninas e ficam com ciúmes só de pensar na possibilidade de os pares arriscarem uma olhadinha.
"Se eu estivesse aqui com o meu namorado mais todas essas meninas lindas, eu ficaria muito enciumada", afirma Rosana do Prado. Se bem que vários estandes já têm contratado modelos homens.
Ao lado de filhos, maridos ou namorados, mulheres têm outros motivos, bem mais "técnicos", para visitar o salão. Percorrem as ruas da exposição muito interessadas nos detalhes das máquinas e até arriscando palpites sobre os lançamentos badalados.
Mesmo dizendo não entender muito sobre automóveis, a jornalista Lúcia Casilo, que acompanhava o namorado na feira, teve como principal motivação para visitar o salão o fato de a Ferrari mostrar o carro mais esperado.
"Quando li que ela havia trazido a Enzo, tinha de vir para olhar de perto. Esse carro é a grande surpresa do salão", afirma.

Aventura e compra
Mas não são só os carrões que surpreendem as mulheres. A comerciante Tânia Tenecim, 40, amante de trilhas, foi à exposição ver o Freelander, lançamento "off-road" da Land Rover que deverá chegar ao Brasil em janeiro de 2003. "Eles fizeram um carro bem compacto, próprio para fazer trilhas. Gostei muito."
Quem quer trocar de veículo ou ter idéias para futuras aquisições, conferir o salão pode ser uma boa saída -toda a gama das marcas está concentrada lá. Além dos lançamentos, o visitante também poderá ver mais de 300 modelos expostos durante os próximos sete dias de feira.
"Vim conhecer as novidades que vão me ajudar na escolha de um automóvel maior para a minha família", afirma Betânia Bonfá, 25.
Ela visitou a exposição acompanhada do marido pela primeira vez. Está prestes a trocar de carro e por isso começou a se interessar pelos automóveis. "O salão é uma oportunidade para conhecer os detalhes dos carros, o que poderá ser decisivo na compra."
Segundo funcionários dos estandes, as mulheres perguntam mais antes de fechar um negócio. Muitas delas procuram, com os expositores, informações esmiuçadas sobre os automóveis que mais lhes interessam.
Em alguns estandes, como no da Volkswagen, é possível encontrar estudantes treinados para responder a perguntas.



Texto Anterior: Estilista critica "peruas" ao lado de esportivos
Próximo Texto: Jovens, sonhos e suor marcam a exposição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.