São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

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Personalização custa até US$ 800 mil

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A alta cotação do dólar não chega exatamente a atrapalhar a venda dos carros de alto luxo. Prova é que algumas montadoras anunciam a importação, sob encomenda, de veículos de até US$ 800 mil (cerca de R$ 3,2 milhões).
É o caso do sedã Maybach, "dono" da cifra. No Anhembi há uma sala exclusiva para atender aos interessados no luxuoso modelo da DaimlerChrysler. Eles serão levados à Alemanha para escolher, por exemplo, peças de couro e madeira usadas no interior. Um site mostra o andamento da produção de uma unidade específica.
A ação faz parte de um programa do grupo, que promete peças em estoque, garantia de dois anos e câmbio no dia em que o contrato for fechado. Isso significa que um brasileiro pode ter qualquer carro que a DaimlerChrysler vende no mundo, incluindo o Viper -que está no estande da Dodge-e as Classes G e S (nova).
Em alguns casos, o veículo terá de ser homologado, o que eleva o tempo de importação. Na média, porém, são necessários de 90 a 120 dias. "O consumidor não está preocupado com tempo. Ele paga para ser exclusivo", diz Luís Berea, diretor de vendas da empresa.
Com estimativa de vender até 40 unidades por ano, a Volkswagen adota a mesma política de exclusividade para vender o sedã Phaeton. Em São Paulo, haverá um showroom em que, por meio de uma tela com o desenho em tamanho natural do modelo, se define a configuração.
"Depois convidamos o cliente e um acompanhante para ir a Dresden [Alemanha, onde é feito". Até o último momento, ele pode trocar qualquer coisa, até mesmo a cor, caso não tenha gostado", afirma Paulo Sérgio Kakinoff, gerente de planejamento e programas de marketing da montadora.
A aposta será no exclusivo motor W12, que gera 420 cv e cujo preço será de US$ 130 mil. Ainda haverá a opção de um V6, que sairá por US$ 100 mil. Mas os abastados brasileiros terão de esperar até o segundo semestre de 2003.
O Phaeton é o modelo mais luxuoso que a Volkswagen já fez. O sistema de ar-condicionado tem 25 motores que controlam o fluxo e a umidade interna. Os bancos dianteiros contam com 18 regulagens, e os traseiros têm dez. (JAA)


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