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São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2003

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Ambiente também ganha apoio das empresas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nem só de educação vive o lado social das montadoras. A Renault, por exemplo, aposta na natureza. "Nossa política é trabalhar com produtos que evitem a degradação do ambiente", afirma Carlos Magni, diretor de recursos humanos da fábrica.
A Renault se associou a outras empresas francesas, que, junto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, buscam propostas e ações para melhorar a qualidade do ar.
Concluída há dois meses, a primeira etapa do Ar Limpo nas Cidades da América Latina -na verdade, um projeto do Banco Mundial- pesquisou topografia, clima e transporte da região metropolitana do Rio para descobrir as principais fontes de poluição e as regiões mais afetadas. Agora serão apresentadas sugestões que possam melhorar o ar.
Já a Ford vende garrafas e latas de alumínio, recolhidas dos funcionários. Recebe cupons que valem alimentos num supermercado -a comida, então, é doada a entidades de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).
A DaimlerChrysler ajuda outras empresas a acharem a auto-sustentabilidade. É o caso de uma de Belém que extrai fibra de coco, usada no encosto de cabeça do Classe A e em caminhões.

Dentista
Na Honda também há coleta entre 672 empregados, mas de cestas básicas. Em três anos, foram arrecadados 5.280 kits. No Natal e no Dia das Crianças, há distribuição de sacolas com brinquedos, roupas, doces e livros.
Um caminhão já rodou mais de 108 mil quilômetros, mas não foi transportando carga, mas um consultório. Bancado pela Ford e criado pelo cirurgião-dentista Cássio de Melo, o Odontomóvel atendeu, desde 2000, 10.104 pessoas -91% eram caminhoneiros.
Devido a viagens e falta de hábitos preventivos, esses motoristas sofrem de dor de dente no meio da estrada. (JAA)


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