São Paulo, domingo, 17 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste folha-mauá

Novo motor deixa Série 5 mais rápido 1s

Com 4.799 cm3, propulsor V8 faz sedã de luxo, de R$ 387 mil, atingir os 100 km/h em 6,22 segundos

DA REDAÇÃO

Ao trocar o motor V8 (oito cilindros em "V") de seu Série 5, a BMW conseguiu o óbvio: deixar o sedã mais rápido. Também mexeu no lado emocional do consumidor, que passa a contar com um carro ainda mais esportivo, sem abrir mão de conforto e sofisticação.
Se antes eram 338 cv (cavalos) a 6.100 rpm, agora são 367 cv 200 rotações acima. O torque (força) passou de 45,9 kgfm para 50 kgfm. Na pista, o cronômetro do Instituto Mauá de Tecnologia cravou 6,22s para o 550i chegar a 100 km/h. Seu antecessor, o 545i, levou 6,33s no teste realizado em parceria com a Folha em 2004. São 21,94s até o velocímetro marcar o dobro daquela velocidade.
Considerando a diferença de desempenho que a altitude provoca -o motor anterior foi testado no litoral-, é possível dizer que o Série 5 ficou 0,74s mais rápido. Com 335 cv, o Audi A6 leva 6,99s até os 100 km/h, e o Mercedes-Benz E 500 (388 cv) requer 5,3s, segundo a montadora.
O novo BMW também é rápido nas retomadas. Com o câmbio em "drive", são apenas 4,15s entre 40 km/h e 80 km/h, contra 4,18s do 545i. O maior tempo é para ir de 40 km/h a 120 km/h: 8s, 0,05s a menos do que entre 80 km/h e 140 km/h.

Preço
O 550i custa a partir de R$ 387 mil, mas pode vir equipado com o pacote esportivo "M". Nesse caso, são R$ 409 mil e detalhes como suspensão mais rígida, volante esportivo e um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas, de 520 litros.
Contribui para o gasto do consumidor o consumo de combustível. Na cidade, o 550i percorre 6,3 km com um litro de gasolina. Em percurso rodoviário, a média sobe para 11,5 km/l. Um Ford Ka, por exemplo, consegue percorrer até 16,1 km/l, mas leva 17,09s para alcançar os 100 km/h. (JAA)



O 550i foi cedido para teste pela montadora


Texto Anterior: Dois anos depois, C4 chega de olho nos "órfãos" de A3
Próximo Texto: Cartas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.