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Teste folha-mauá
Novo motor deixa Série 5 mais rápido 1s
Com 4.799 cm3, propulsor V8 faz sedã de luxo, de R$ 387 mil, atingir os 100 km/h em 6,22 segundos
DA REDAÇÃO
Ao trocar o motor V8 (oito cilindros em "V") de seu Série 5, a
BMW conseguiu o óbvio: deixar o sedã mais rápido. Também mexeu no lado emocional
do consumidor, que passa a
contar com um carro ainda
mais esportivo, sem abrir mão
de conforto e sofisticação.
Se antes eram 338 cv (cavalos) a 6.100 rpm, agora são 367
cv 200 rotações acima. O torque (força) passou de 45,9 kgfm
para 50 kgfm. Na pista, o cronômetro do Instituto Mauá de
Tecnologia cravou 6,22s para o
550i chegar a 100 km/h. Seu
antecessor, o 545i, levou 6,33s
no teste realizado em parceria
com a Folha em 2004. São
21,94s até o velocímetro marcar o dobro daquela velocidade.
Considerando a diferença de
desempenho que a altitude
provoca -o motor anterior foi
testado no litoral-, é possível
dizer que o Série 5 ficou 0,74s
mais rápido. Com 335 cv, o Audi A6 leva 6,99s até os 100
km/h, e o Mercedes-Benz
E 500 (388 cv) requer 5,3s, segundo a montadora.
O novo BMW também é rápido nas retomadas. Com o
câmbio em "drive", são apenas
4,15s entre 40 km/h e 80 km/h,
contra 4,18s do 545i. O maior
tempo é para ir de 40 km/h a
120 km/h: 8s, 0,05s a menos do
que entre 80 km/h e 140 km/h.
Preço
O 550i custa a partir de R$
387 mil, mas pode vir equipado
com o pacote esportivo "M".
Nesse caso, são R$ 409 mil e detalhes como suspensão mais rígida, volante esportivo e um pequeno aerofólio na tampa do
porta-malas, de 520 litros.
Contribui para o gasto do
consumidor o consumo de
combustível. Na cidade, o 550i
percorre 6,3 km com um litro
de gasolina. Em percurso rodoviário, a média sobe para 11,5
km/l. Um Ford Ka, por exemplo, consegue percorrer até 16,1
km/l, mas leva 17,09s para alcançar os 100 km/h.
(JAA)
O 550i foi cedido para teste pela montadora
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