São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2007

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Accord 8º aprende a ser gente grande

Maior e mais potente de todas as gerações chega ao Brasil em 2008; Honda ganha também em segurança

DO "NEW YORK TIMES"

Por mais de três décadas, os "baby boomers" cresceram junto com o Honda Accord. E eles deveriam comemorar a chegada do mais novo dos Honda, que prova que maturidade significa também excelência.
A oitava geração é um grande desafio para seus concorrentes Toyota Camry, Ford Fusion, Kia Magentis, Hyundai Sonata.
O primeiro Accord chegou aos EUA em 1976, quando a Honda ainda era uma companhia desconhecida. Era um hatchback equipado com um motor 1.6 de 68 cv (cavalos).
Aquele Accord -e as sete versões subseqüentes- recalibrou a expectativa de como um carro japonês pode ser.
A última geração é a maior e a mais potente de todas. Há motores 2.4 com quatro cilindros em linha e 3.5 com seis em "V". O primeiro tem versões de 177 cv (cavalos) ou 190 cv -o mais fraco deve ser a opção para o Brasil-, enquanto o V6 gera 268 cv. Se isso não for necessário, como no trânsito, dois ou três cilindros serão desligados.
Nos EUA, o sedã custa a partir de US$ 20.995 (R$ 36,7 mil). Com motor V6, o Accord parte de US$ 26.595 (R$ 46,5 mil). Hoje, no Brasil, os preços vão de R$ 89,7 mil a R$ 134.795.
O Accord oferece, além de freios que certificam se o motorista usa toda a força numa emergência, um airbag que protege a pelve e o peito.
Com qualquer motor, o novo Accord prova ser um sedã familiar com habilidade esportiva. Também prova que maior e mais velho significa melhor, assim como muitos "boomers".


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