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São Paulo, domingo, 22 de junho de 2003

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CARTAS


Palio com parada dura
"Meu Palio Fire 2001 veio com defeito de fábrica constatado nos primeiros quilômetros. Apresenta empenamento nos discos do freio dianteiro e trepidação na direção ao frear. Soube com os mecânicos da Fiat que o sistema de freio mudou para ficar mais eficiente, mas os discos não aguentam o esforço e a temperatura. Soube que houve um recall branco nos veículos de quem reclamou. No meu carro, no primeiro ano, foram trocados três discos em garantia, na revenda Andreta. Depois, mais quatro discos dianteiros foram substituídos na revenda F. Bartholom, conforme orientação da Fiat. Meu Palio está com 43 mil quilômetros e com trepidação na direção ao frear, mas a Fiat se recusa a trocar os freios. A desculpa é que não fiz a segunda revisão."
Sérgio Bayer (Jundiaí, SP)

Resposta - A Fiat diz que, em 10 de junho, a concessionária F. Bartholom reparou e restituiu o veículo ao cliente em condições normais de funcionamento. A montadora não confirma o recall branco e disse que contatou o cliente no dia 11 de junho, quando ele confirmou os reparos.


Dúvidas com Consórcio VW
"Em fevereiro de 2001, comprei uma cota do Consórcio Nacional Volkswagen, com prazo de 50 meses. O objeto foi um Gol Geração III 1.0, modelo básico. Ele já foi substituído duas vezes, mas não fui avisado das mudanças, o que desrespeita o regulamento. Atualmente, o valor do veículo é R$ 22.396, longe do preço de um modelo básico. Todos os contatos feitos com o consórcio, para esclarecer o motivo pelo qual não estou pagando o modelo que escolhi, foram ignorados." Mário Sérgio da Cunha (Franco da Rocha, SP)

Resposta - A Volkswagen diz que o assunto foi encaminhado para o seu setor de serviços financeiros para as providências necessárias à solução do caso.


Cinto de segurança do Corsa
"Meus problemas começaram ao adquirir um Corsa zero-quilômetro, em fevereiro de 2000. No início, apresentou problemas elétricos, de acabamento, ferrugens e até freio que funcionava quando bem queria. Fui "enrolado" um ano inteiro pela empresa. Minha reclamação está sub júdice, e a GM reserva-se o direito de aguardar a decisão judicial. Além de todos os defeitos, agora o cinto de segurança do motorista está rasgando."
Marcos Antônio Mandarino (São Paulo, SP)

Resposta - A GM disse que aguarda a decisão judicial.

Faróis do Astra
"Enviei carta à Folha sobre um defeito nos faróis do meu Astra, e a montadora disse que havia resolvido o problema com uma troca. Fiquei de levar o carro à revisão de 15 mil quilômetros, quando quiseram recuperar os faróis e pediram que eu levasse o carro mais uma vez à revenda."
Nathaniel de Oliveira Júnior (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo a General Motors, o cliente encaminhou o veículo à concessionária e, quando a engenharia o orientava, o cliente precisou do veículo e não permitiu a conclusão do reparo.

Réplica - O leitor confirmou à Folha a substituição dos faróis.



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