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FIAT MAREA
Propulsor do carro peca na esportividade; interior é espaçoso e prático, mas carece de mais requinte
Motor de 20V é silencioso, mas nega fogo
Na pista de teste da Fiat, em Betim (MG), o maior destaque do
Marea -seu motor de 1.997,5
centímetros cúbicos, cinco cilindros e 20 válvulas- mostrou muitas virtudes e poucas carências.
A suavidade com que trabalha e
o inaudível nível de ruído são os
destaques do propulsor, que traz
um eixo contra-rotante.
Trata-se de um eixo que gira em
sentido oposto ao do motor (virabrequim), neutralizando, ou pelo
menos reduzindo, a vibração e o
nível de ruído.
A configuração de cinco cilindros também privilegia o conforto
e acaba até deixando de lado um
pouco da esportividade.
Não que ofereça um desempenho chocho, mas falta aquela explosão que um carro com 142 cv de
potência deveria ter.
Em baixa rotação, diferentemente da maioria dos motores
multiválvulas, o do Marea é quase
impecável. Não foi feita uma avaliação na cidade, mas, aparentemente, o Marea demonstrou força
suficiente para o "anda e pára"
do trânsito urbano.
A favor do desempenho em baixa rotação, trabalha o comando de
válvulas variável, um dispositivo
que age mudando o ângulo de
abertura das válvulas de admissão
de ar. Resultado: 80% do torque
máximo, que é de 18,1 kgmf, está
disponível logo a 2.000 rpm.
Suspensão
Motorista e passageiros do Fiat
Marea estão bem servidos no quesito suspensão. O carro mostrou
saber dosar conforto e esportividade. Filtrou os buracos e deu estabilidade em curvas.
Em relação à do modelo europeu, a suspensão do Marea brasileiro precisou ser adaptada devido
às esburacadas ruas brasileiras.
Para isso, os testes com o carro
no Brasil começaram em 95. Segundo a Fiat, as mudanças foram
utilizadas pela Fiat italiana.
Um exemplo de modificação feita foi a calibragem das molas, que,
juntamente com a adoção de
pneus de perfil mais alto, aumentou em 20 mm a altura do carro.
O câmbio do Marea parece apagar de vez o estigma dos carros
Fiat. Tem engates suaves e precisos. Em relação ao europeu, a relação de marchas foi encurtada.
Quanto aos freios, o senão é a
ausência do sistema antitravamento ABS como item de série.
O interior do Marea não foge à
regra da Fiat. É pratico e espaçoso,
apesar de não ostentar muito luxo.
Há bom espaço para pessoas altas,
e o número de porta-trecos -19,
segundo a Fiat- facilita o convívio do motorista com o carro.
O revestimento e o acabamento
poderiam receber uma atenção
maior da Fiat.
(HENRIQUE SKUJIS)
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