São Paulo, domingo, 24 de maio de 1998

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FORA-DE-ESTRADA
Jipão chega ao mercado por US$ 92,3 mil; apesar do conforto, interior carece de acabamento digno da marca
M 320 leva luxo da Mercedes ao atoleiro

Marcos Ribolli/Folha Imagem
Test-drive do M 320, o utilitário esportivo da Mercedes-Benz, realizado na fábrica da empresa, em Campinas


MARCELO TADEU LIA
Editor do Tudo
O utilitário esportivo (jipão) Mercedes-Benz Classe M 320, estrela do filme "Jurassic Park: O Mundo Perdido", de Steven Spielberg, que passou no país em 1997, desembarca no Brasil no final do mês com novas soluções tecnológicas, o charme característico da marca alemã e um preço salgado: US$ 92,3 mil.
A dualidade de uso (terra x asfalto) foi bem resolvida pelos engenheiros da Mercedes. Para enfrentar trechos acidentados, o jipão oferece tração 4x4 permanente e inovações como o sistema 4ETS e os freios antitravamento ABS próprios para o uso "off-road" (leia texto abaixo).
Na cidade, o tamanho e a maior altura em relação ao solo oferecem boa visibilidade e espaço.
O propulsor (um poderoso V6 de 218 cavalos) garante emoção aos motoristas mais ávidos. Segundo números da montadora, o M 320 acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge 180 km/h.
A vida do novo Mercedes, porém, não será fácil no Brasil: o jipão terá pela frente concorrentes à altura e com preços menores. São os casos do Grand Cherokee Limited V8 (em torno de US$ 70 mil), do Nissan Pathfinder (US$ 60 mil) e do Land Rover Discovery V8 (US$ 60 mil).
Com a diferença, é possível comprar carros como o Alfa Romeo 145 1.8 (US$ 29 mil) ou o novíssimo Fiat Marea (R$ 30 mil).

Maciez
Porém, valores à parte, o M 320 traz o que a Mercedes mais preza: segurança, conforto e classe.
Se o M 320 impressiona externamente pelas linhas robustas e arredondadas, ao volante a impressão fica ainda mais favorável.
A Folha avaliou o jipão em uma pista esburacada e com muita lama na fábrica da Mercedes, em Campinas (99 km de São Paulo).
O M 320 tem uma qualidade que facilita a vida dos ocupantes: não pula em demasia a cada imperfeição do solo, como é comum acontecer nesse tipo de veículo.
Contribui para o rodar macio a suspensão independente nas quatro rodas, um sistema mais comum em carros de passeio.
Outro detalhe importante diz respeito à recalibragem do motor V6, que deixou o carro mais silencioso e diminuiu a vibração na cabine -motores em "V" têm funcionamento mais irregular do que os similares em linha.
O jipão também merece críticas: o interior, por se tratar de um Mercedes, poderia ser mais luxuoso e mais bem acabado.
O Classe M é o primeiro veículo da marca fabricado nos EUA, onde custa cerca de US$ 40 mil.



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