São Paulo, Domingo, 26 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERUA
Com o intuito de pagar menos IPI, a Fiat trocou em hora errada o motor da versão mais barata do carro

Só preço sustenta a Marea Weekend SX

da Reportagem Local


A Fiat trouxe da Itália um motor que, até novembro passado, era o mais adequado à versão SX, a mais simples da perua Marea Weekend e do sedã. Trata-se do 1.8 de quatro cilindros. A alternativa seria diminuir a potência do 2.0 feito no Brasil.
A estratégia veio em hora errada: as categorias de potência, que serviam para o cálculo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e determinaram o uso desse motor, foram alteradas.
Com isso, a limitação da potência em 127 cv para enquadrar a perua em uma faixa menos pesada de tributação deixou de ser necessária, o que poderia fazer com que a linha Marea voltasse a adotar unicamente o motor 2.0 de cinco cilindros e 142 cv.
Isso, porém, não deve acontecer. Um dos motivos é o fato de que a versão mais nervosa do Brava vai usar esse mesmo 1.8 em 2000, só que com potência próxima da exibida pelo propulsor na Europa, onde ele rende 130 cv.

Consumo
Fora o preço mais baixo, a versão com motor 1.8 não oferece outra vantagem, segundo os testes realizados pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
A que poderia ser mais representativa, o consumo, decepciona. Apontado como um dos problemas mais frequentes por donos da versão equipada com o 2.0, nessas versões ele seria alto.
Segundo os números do teste de uma Weekend ELX realizado em julho de 98, a perua fazia 8,53 km/l na cidade e 13,28 km/l na estrada, números bastante razoáveis para um carro 2.0.
Quem comprar a Marea Weekend SX, porém, vai gastar um litro de gasolina para andar 7,82 km na cidade e 14,48 km na estrada, ou seja, pior no trânsito urbano e melhor no rodoviário por tão pouca diferença que não vale a pena dispensar a potência e o torque a mais da versão 2.0.
Na cidade, isso se deve ao menor torque do motor 1.8, que exige rotação mais alta para fazer o mesmo que o 2.0 e, por consequência, consome mais.
Consumo alto costuma ser o preço que o motorista paga para ter um carro com desempenho mais nervoso. No caso da Marea Weekend SX, isso não se aplica. Ele não chega a decepcionar, mas também não anima.
A Marea SX é quase três segundo mais lenta no 0 a 100 km/h (16,08 s contra 13,69 s) e quase dois na retomada de 60 km/h a 120 km/h (17,09 s contra 15,37 s).
Vale considerar que esses testes são feitos ao nível do mar e com apenas duas pessoas no carro. O uso com uma família grande e com bagagens seria bem pior.
O que conta mesmo a favor dessa versão da perua é o seu preço, R$ 5.309 mais baixo que o da versão ELX. Mesmo com os descontos praticados no mercado, a diferença entre as duas não fica abaixo dos R$ 4.800, segundo dados do Datafolha, quantia que pode ser usada para equipar a SX.

Porta-malas
Por dentro, o carro oferece bastante conforto para motorista e passageiro. Atrás, ocupantes mais altos viajam com as pernas encostadas nos bancos dianteiros, de leve. Não aperta, só incomoda.
É no porta-malas que está o ponto forte da perua. Ela tem capacidade para carregar 500 litros nesse compartimento, o que a coloca entre os carros com os maiores porta-malas do país.
Os comandos estão em boa posição. Facilita a vida do motorista a regulagem de velocidade do temporizador do limpador de pára-brisa, mas faz falta a do rádio no volante. (GHR)


Texto Anterior: De dirigível, metrópole se revela fria
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.