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PERUA
Com o intuito de pagar menos IPI, a Fiat trocou em hora errada o motor da versão mais barata do carro
Só preço sustenta a Marea Weekend SX
da Reportagem Local
A Fiat trouxe da
Itália um motor
que, até novembro
passado, era o mais
adequado à versão
SX, a mais simples
da perua Marea Weekend e do sedã. Trata-se do 1.8 de quatro cilindros. A alternativa seria diminuir
a potência do 2.0 feito no Brasil.
A estratégia veio em hora errada: as categorias de potência, que
serviam para o cálculo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e determinaram o uso desse motor, foram alteradas.
Com isso, a limitação da potência em 127 cv para enquadrar a
perua em uma faixa menos pesada de tributação deixou de ser necessária, o que poderia fazer com
que a linha Marea voltasse a adotar unicamente o motor 2.0 de
cinco cilindros e 142 cv.
Isso, porém, não deve acontecer. Um dos motivos é o fato de
que a versão mais nervosa do Brava vai usar esse mesmo 1.8 em
2000, só que com potência próxima da exibida pelo propulsor na
Europa, onde ele rende 130 cv.
Consumo
Fora o preço mais baixo, a versão com motor 1.8 não oferece
outra vantagem, segundo os testes realizados pela Folha e pelo
Instituto Mauá de Tecnologia.
A que poderia ser mais representativa, o consumo, decepciona. Apontado como um dos problemas mais frequentes por donos da versão equipada com o 2.0,
nessas versões ele seria alto.
Segundo os números do teste de
uma Weekend ELX realizado em
julho de 98, a perua fazia 8,53
km/l na cidade e 13,28 km/l na estrada, números bastante razoáveis para um carro 2.0.
Quem comprar a Marea Weekend SX, porém, vai gastar um litro de gasolina para andar 7,82
km na cidade e 14,48 km na estrada, ou seja, pior no trânsito urbano e melhor no rodoviário por tão
pouca diferença que não vale a
pena dispensar a potência e o torque a mais da versão 2.0.
Na cidade, isso se deve ao menor torque do motor 1.8, que exige rotação mais alta para fazer o
mesmo que o 2.0 e, por consequência, consome mais.
Consumo alto costuma ser o
preço que o motorista paga para
ter um carro com desempenho
mais nervoso. No caso da Marea
Weekend SX, isso não se aplica.
Ele não chega a decepcionar, mas
também não anima.
A Marea SX é quase três segundo mais lenta no 0 a 100 km/h
(16,08 s contra 13,69 s) e quase
dois na retomada de 60 km/h a
120 km/h (17,09 s contra 15,37 s).
Vale considerar que esses testes
são feitos ao nível do mar e com
apenas duas pessoas no carro. O
uso com uma família grande e
com bagagens seria bem pior.
O que conta mesmo a favor dessa versão da perua é o seu preço,
R$ 5.309 mais baixo que o da versão ELX. Mesmo com os descontos praticados no mercado, a diferença entre as duas não fica abaixo dos R$ 4.800, segundo dados
do Datafolha, quantia que pode
ser usada para equipar a SX.
Porta-malas
Por dentro, o carro oferece bastante conforto para motorista e
passageiro. Atrás, ocupantes mais
altos viajam com as pernas encostadas nos bancos dianteiros, de leve. Não aperta, só incomoda.
É no porta-malas que está o
ponto forte da perua. Ela tem capacidade para carregar 500 litros
nesse compartimento, o que a coloca entre os carros com os maiores porta-malas do país.
Os comandos estão em boa posição. Facilita a vida do motorista
a regulagem de velocidade do
temporizador do limpador de pára-brisa, mas faz falta a do rádio
no volante.
(GHR)
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