São Paulo, domingo, 27 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado em 98 ficou abaixo das piores expectativas, diz Anfavea

da Reportagem Local

O seminário era sobre Bug do Milênio. Mas o presidente da Anfavea não escapou de perguntas sobre mercado.
Seu diagnóstico foi tão pessimista quanto o tom das palestras sobre a possível pane nos computadores na virada para o ano 2000.
"Este ano superou as nossas piores expectativas", afirma José Carlos Pinheiro Neto, para quem todas as montadoras estão esgotando seus estoques de medidas. "À moda da casa, cada uma tem feito o que pode."
O estoque de carros, porém, continua alto -120 mil carros nas concessionárias e cerca de 50 mil nas montadoras. O mês de agosto fechou, segundo ele, com 178 mil veículos estocados.
Na prática, a indústria aguardava um aumento de 8% em relação ao ano passado, mas já está comemorando uma queda de "só" 15%.

Reforma fiscal
"Está cada vez mais clara a necessidade de uma reforma fiscal profunda", reivindica. "Isso já existia, mas agora estamos escancarando, pois já sentimos o sabor do que pode acontecer."
Segundo ele, o aspecto mais importante -e negativo- é o fato de a confiança do consumidor ter sido abalada. "É a primeira coisa que precisamos restaurar."
Outro objetivo é a redução de impostos. "Toda vez que encontro uma autoridade, depois de dar bom dia, boa tarde e boa noite, peço redução de impostos."
Apesar do tom pessimista, o presidente da associação dos fabricantes nacionais ressaltou que o setor não prevê cancelar os investimentos -da ordem de US$ 20 bilhões entre 96 e 99.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.