São Paulo, domingo, 29 de março de 2009

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BMW K1300S quer ser carro de duas rodas

Por R$ 66 mil, moto alemã tem recursos de automóveis como freios ABS, controle de tração e motor de 175 cv

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao mesmo tempo em que se prepara para estrear sua primeira superesportiva S1000RR no Mundial de Superbike, quarta-feira, na Austrália, a BMW trabalha em motos para consumidores abonados.
É a linha K1300, dividida em S (carenada), R (sem carenagem) e GT (turismo, com uma baita proteção contra o vento).
Na cabeça da montadora, as superesportivas japonesas mal entram na lista de concorrentes. No máximo, alguns exemplares da Suzuki, como a "naked" B-King e a esporte-turismo GSX-R 1300 Hayabusa.
Não só pelo preço mas também pelos vários recursos tecnológicos atribuídos às motos alemães. Não é para menos.
Há freios ABS (antitravamento) de série nas duas rodas, controle de tração, aquecimento de manoplas para o frio, eixo de transmissão por cardã (como nos carros) e suspensão de alumínio forjado, entre outros.
O maior destaque, porém, leva o nome de "Shift assistent" (assistente de troca de marcha). Em bom português, é um recurso que permite a subida das marchas sem acionar a embreagem ou aliviar a aceleração. Sem medo, você "chuta" o pedal do câmbio para cima e, em milésimos de segundo, a central eletrônica corta a injeção de gasolina e permite a troca da marcha, caindo 500 rpm.
Na prática, só faz você se sentir um piloto amador de motovelocidade e dá um gole de conforto. Não deve ser suficiente para convencer alguém a pagar R$ 64,9 mil (versão R), R$ 65,9 mil (S) ou R$ 94,9 mil (GT).
O ronco e a força do motor de quatro cilindros em linha e 1.293 cm3 talvez sejam argumentos mais razoáveis. Afinal, poucas motos no mercado esbanjam até 175 cv (cavalos) de potência. (FABIANO SEVERO)


A BMW cedeu a moto para avaliação

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