São Paulo, domingo, 30 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novatos pagam em parcelas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Apesar de os economistas afirmarem que o melhor é comprar à vista, a maioria dos estreantes recorre a financiamentos.
Foi o que aconteceu com o profissional liberal Cícero Jorge de Almeida, 31, que comprou seu primeiro carro, um Corsa 1.0 azul, ano 1995, em julho de 1998. A forma de pagamento escolhida foi o leasing, que durou 36 meses.
"A sorte foi que não fiz lastreado por variação cambial, pois o real desvalorizou logo depois e prejudicou muita gente", conta.
Para a estudante de publicidade Rosana Rodini, 19, a melhor opção foi comprar o primeiro automóvel à vista. Ela conseguiu juntar R$ 15 mil antes de fazer 18 anos para, no ano passado, se dar um Fiat Palio ELX 1.6 prata, ano 2000.
"Agora terei despesas para trocá-lo, pois o bati e fui culpada num atropelamento leve."
Já a técnica em edificações Agda de Souza, 28, escolheu entrar em um consórcio da GM para tirar um Corsa preto básico, zero-quilômetro, em 1994. O consórcio durou 50 meses, e apenas na 40ª parcela ela foi sorteada. "A espera foi um sofrimento. Não quero mais comprar carro por consórcio." (CESAR AUGUSTO)



Texto Anterior:

PRIMEIRO CARRO
COMPRE SEM MEDO
Estratégia: Tamanho do orçamento dita se o melhor é pagar à vista, financiar ou ir

Próximo Texto: Depoimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.