São Paulo, domingo, 30 de julho de 2000


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TESTE FOLHA-MAUÁ
Preço da nova versão do modelo da Volks é quase o dobro do que custa o 1.0 mais barato do mercado
Gol 1.0 Turbo supera 1.6 em desempenho

LUÍS PEREZ
EDITOR-INTERINO DE VEÍCULOS

Não se fazem mais carros "populares" como antigamente. A frase vale para o bem quando se trata de desempenho, mas para o mal no que se refere a preço.
Testado pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o VW Gol 1.0 16V Turbo vai muito além do Gol 1.0 16V. A aceleração até 100 km/h é feita em 9,64 segundos. Sem o turbo, o tempo aumenta para 15,56 segundos.
Nem por isso o consumo de combustível é muito diferente -na estrada, o Turbo roda 16,09 quilômetros com um litro de gasolina, para 16,80 quilômetros do Gol 1.0 16V sem turbo. Diferença maior se registrou na cidade -10,44 km/l marcou o com turbo, contra 13,78 km/l do sem.
Com o novo motor, o Gol turbinado supera até o equipado com motor 1.6 -que acelera de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos.
Projetado e desenvolvido pela Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), o motor, produzido na fábrica de motores da empresa em São Carlos (244 km a noroeste de São Paulo), também encareceu o modelo.
Sem turbo, o Gol 1.0 16V custa R$ 19.685, enquanto, com turbo, o carro sai por R$ 24.209 -comparando-se as versões quatro portas.

Nada popular
É quase o dobro do que custa o Fiat Mille Smart, o mais barato do mercado (mas com projeto envelhecido), que custa R$ 12.855, e bem longe do Ford Ka (de concepção mais recente), cuja versão básica está em R$ 15.430.
Mas, ao dirigir o Gol Turbo, o motorista se esquece de que está em um carro 1.0, pois a potência chega a 112 cv (cavalos). Essa diferença em relação aos outros "populares" -discutível sinônimo para carros 1.0 no Brasil- está na alimentação do motor, forçada pelo turbocompressor.
O turbo "empurra" mais ar para dentro dos cilindros, gerando mais energia na fase de combustão. Daí a sensação de estar acelerando um carro com motor 2.0.
Para marcar a mudança tecnológica, a Volkswagen tratou de fazer alterações estéticas no carro, que passa a ter uma máscara preta emoldurando os faróis, vidros mais escuros, pára-choques e espelhos externos na cor do carro, faróis de neblina e grade do radiador preta, entre outras.
Apesar de ter sido lançado há pouco mais de um ano -e das novas modificações no visual-, o Gol Geração 3 não deixa de já ter um projeto desgastado. Será interessante conferir o novo motor em outros veículos da marca.


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