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INICIATIVA
Preço começa em R$ 17,9 mil
Revenda Ford turbina Ka, que passa a 78 cv
DA REDAÇÃO
O Ford Ka também tem sua versão com motor 1.0 turbo. Mas, ao
contrário do que ocorreu com o
VW Gol, o desenvolvimento não
foi realizado pela fábrica -e sim
por uma das principais concessionárias da marca, a Souza Ramos.
O novo motor turbo foi desenvolvido a partir do Zetec RoCam
que já equipa o Ka. Com um renovado coletor de escape, um turbocompressor, uma nova caixa de
filtro de ar e um injetor eletrônico
auxiliar, teria sido possível aumentar a potência do motor, de
65 cv (cavalos) para 78 cv.
À injeção eletrônica do Ka se
juntou uma outra, monoponto,
controlada eletronicamente com
o objetivo de manter a combustão
adequada às adaptações.
Assim, o torque (força) teria
passado de 8,9 kgfm para 12,4
kgfm. Infelizmente, para os leitores, a Souza Ramos não dispõe de
nenhuma unidade para avaliação
da Folha ou para medições do
Instituto Mauá de Tecnologia.
Segundo a revenda, que forneceu os dados de desempenho, a
versão acelera de 0 a 100 km/h em
9,66 segundos (sem o turbo, essa
marca chega a 15,58 segundos) e
atinge os mesmos 155 km/h de velocidade máxima que o motor
sem o turbo.
Esportivado
Além das mudanças no motor,
o Ka Souza Ramos recebeu modificações estéticas para ficar mais
semelhante a um esportivo.
No capô, o carro passa a ter uma
tomada de ar. A traseira ganhou
linhas acentuadas que, aliás, inspiraram o projeto -a idéia inicial
era modificá-la, por ser considerada muito achatada.
Ainda na dianteira, a abertura
da grade foi ampliada, e as rodas e
os pneus ficaram mais largos. Como no Gol Turbo, o escapamento
do Ka também foi alterado, com o
tubo de vazão modificado para
proporcionar menor restrição à
saída dos gases e um ruído mais
"esportivo", por assim dizer.
Como alterar as características
originais de um veículo acarreta
perda de garantia, o Ka Souza Ramos passa a ter a da revenda
-um ano ou 25.000 km. O preço
varia entre R$ 17.900 e R$ 22.800,
dependendo dos opcionais.
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