Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 20 A 26 DE ABRIL DE 2012

 

fale com o guia @

CAPA

Palavras amadas

Laura Rago e Regiane Ishii

Museu da Língua Portuguesa abriga exposição sobre o escritor Jorge Amado na celebração do centenário de seu nascimento

Conhecido por superlativos (lidíssimo, viajadíssimo e exibidíssimo), o escritor baiano Jorge Amado é tema da recém-inaugurada mostra "Jorge Amado e Universal", que traz um novo olhar sobre sua extensa obra e intensa vida.

O espaço, dividido em módulos, mostra personagens criados pelo autor que dialogam com imagens, fotos, obras de arte, documentos de época, objetos de uso cotidiano e curiosidades.

Considerando que cada visitante tem sua própria ideia sobre o escritor, a exposição reúne informações que perpassam o inconsciente coletivo brasileiro e também acrescenta boas surpresas de uma inusitada trajetória.

Veja nas próximas páginas os destaques da mostra e algumas dicas de livros para incrementar seu repertório. Boa leitura.

Nome: Jorge Leal Amado de Faria
Nascimento: 10/8/1912
Morte: 6/8/2001
Cargo: um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos
Principais obras: "Gabriela, Cravo e Canela", "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Mar Morto", "Capitães de Areia" e "Tieta do Agreste"

Museu da Língua Portuguesa - sala de exposições temporárias - Estação da Luz - pça. da Luz, s/no, Bom Retiro, região central, tel. 3326-0775. Ter. a dom.: 10h às 17h30 (c/ permanência até as 18h). Até 22/7. Livre. Ingr.: R$ 6 (grátis p/ menores de dez, maiores de 60 anos e sáb.). a d v Grátis aos sábados. Na última terça-feira do mês, o museu fica aberto até as 22h.

FIQUE ATENTO

Uma parede é dedicada às artes plásticas. Xilogravuras de Renina Katz e de Carybé, com o qual Jorge Amado teve uma estreita relação de amizade, ilustraram obras do autor, como "Subterrâneos da Liberdade"

A peça mais interativa da exposição é uma "foto penetrável". Feita de tubos de PVC, a instalação retrata uma manifestação popular em Salvador, na Bahia, clicada pelo fotógrafo Adenor Gondim

Momentos íntimos em sua casa em Salvador, correspondências trocadas com Carlos Drummond de Andrade e retratos ao lado de divas como Sophia Loren compõem o mosaico do módulo Jorges

A Bahia contemporânea é contemplada por belos registros de fotógrafos como Marisa Vianna. Ao lado das imagens, figuram trechos que descrevem paisagens consagradas de Salvador

POLÍTICA
Jorge Amado para deputado federal? Sim, você leu certo. Essa e outras curiosidades podem ser encontradas nessa sala, que revela o autor na sua fase mais politizada.
Lá, é possível conferir documentos de época e até saber sobre o prêmio Stálin, que Amado recebeu. Três livros para entender a sala: "Subterrâneos da Liberdade", "Farda, Fardão, Camisola de Dormir" e "O Cavaleiro da Esperança"

PERSONAGENS
Na saída do elevador no 1o andar, um mural, feito de azulejos com frases de Jorge Amado, recebe o visitante. Logo adiante, um espaço com placas de madeira e 6.000 fitinhas do Senhor do Bonfim mostram personalidades importantes criadas pelo escritor. Gabriela, Dona Flor e Quincas são alguns dos mais de cem nomes descritos. Telas verticais de plasma exibem imagens que dialogam com as obras citadas.
Três livros para entender a sala: "O Sumiço da Santa", "Tenda dos Milagres" e "Mar Morto"

MISCIGENAÇÃO
"Melada", "agalegada" e "de ouro" estão entre as mais de 130 cores apresentadas pela Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios), de 1976. Trechos de obras de Jorge Amado que destacam a riqueza da miscigenação no Brasil estão expostos ao lado de imagens da cultura popular baiana e de seu sincretismo religioso.
Três livros para entender a sala: "Tereza Batista Cansada de Guerra", "Tocaia Grande" e "Pastores da Noite"

EROTISMO
Passagens que marcam a sensualidade presente nas obras do autor podem ser lidas por meio de frestas no módulo iluminado por placas de néon. Refúgio dos Lordes, Castelo de Tibéria e Bataclan são três dos famosos bordéis povoados por seus personagens.
Três livros para entender a sala: "Tieta do Agreste", "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Terras do Sem Fim"
Capa

Teatro

Mostra reúne peças latinas com entrada gratuita

Shows

O cantor Bob Dylan faz dois shows no Credicard Hall

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.