Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 30 JULHO A 5 DE AGOSTO DE 2010

 

fale com o guia @

CAPA

ESTREIA

Na contramão do 3D

Rafael Balsemão

Entra em cartaz "Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar", de Hayao Miyazaki, longa que utiliza técnicas tradicionais de animação

Em meio à onda 3D, o mestre japonês de animação Hayao Miyazaki insiste nas técnicas tradicionais. Não é diferente em "Ponyo -Uma Amizade que Veio do Mar" (2008), seu mais recente filme.

Os personagens da produção, que estreia hoje (dia 30), foram concebidos a partir de criações a lápis, método utilizado no Ghibli, o estúdio de Miyazaki, em Tóquio. Na avaliação do cineasta, um animador é mais livre quando desenha a mão. O resultado é uma explosão de cores no telão.

Inspirado em "A Pequena Sereia", de Hans Christian Andersen, "Ponyo" nos apresenta Sosuke, um garoto que vive em um penhasco à beira-mar. Em uma manhã, ele encontra Ponyo, uma peixinha dourada com a cabeça presa em um pote de geleia. Os dois ficam encantados um com o outro, e, a partir desse primeiro contato, nasce uma amizade. Só que o feiticeiro Fujimoto, pai de Ponyo, forçará o retorno da filha para o fundo do mar.

O longa, como outras obras de Miyazaki, não é de fácil compreensão, o que o torna recomendável às crianças mais crescidas. Há passagens assustadoras, com referências a grandes desastres naturais, como o tsunami. "Essa é a minha resposta aos problemas e incertezas de nosso tempo", afirmou o diretor.

Livre.

mestre

Saiba mais
Muito popular no Japão, Hayao Miyazaki, 69, ficou conhecido por aqui com a obra-prima "A Viagem de Chihiro" (2001), que levou o Urso de Ouro no Festival de Berlim (2002) e o Oscar de melhor animação (2003). Outro sucesso do diretor é "O Castelo Animado" (2004), com exibição no domingo (dia 1º), às 11h, no Cinesesc . O longa é adaptação de um livro da inglesa Diana Wynne Jones. Em 2005, Miyazaki recebeu um Leão de Ouro do Festival de Veneza por sua carreira.

Capa

Dia dos pais

Roteiro reúne 27 restaurantes que fazem reserva para 8 de agosto

Exposições

Mostras apresentam obras de Keith Haring e Rebecca Horn

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.