Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 2 A 8 DE ABRIL DE 2010

 

fale com o guia @

CINEMA

Estreias nacionais

Safra diversificada

Saído de um 2009 vibrante nos números (16 milhões de espectadores), mas pálido na qualidade, o cinema brasileiro entrou em 2010 com a promessa de tornar-se, enfim, diversificado. Nesta semana, duas estreias mostram que os produtores talvez estejam no caminho de cumpri-la.

CHICO XAVIER
Parte do público Daniel Filho fisgara antes de fazer o filme: os seguidores do espiritismo e os afeitos ao melodrama. Há, porém, outra parcela que tende a recusar o candidato a "blockbuster" embalado pela GloboFilmes. Ambos devem ter as expectativas confirmadas.
"Chico Xavier" é dirigido sem invenção, mas com apuro técnico, apresenta dois atores em estado de graça (Ângelo Antônio e Nelson Xavier) e lança mão de cenas emotivas, como quando um casal é confrontado com a perda.
Um dos problemas é que o roteiro parece correr contra o tempo. Isso pode não comprometer o tom afetivo, mas faz com que, para aqueles que têm fé no poder da narrativa, "Chico Xavier" desaponte. "Ana Paula Sousa"
Livre.

OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE
Para seu primeiro longa, Esmir Filho, 27, escolheu como cenário uma cidade do sul do país. A princípio, pode parecer um filme "umbiguista", mas é a partir desse universo que ele consegue tratar de um tema universal: a solidão.
Na trama, acompanhamos um adolescente que tem acesso ao mundo pela internet, mas que, ao sair na rua, se depara com uma vida provinciana, representada pela figura da mãe (Áurea Baptista, ótima). Apenas uma figura misteriosa vai chamar a sua atenção e fazê-lo vislumbrar uma vida mais interessante.
Com belas imagens e embalado por Bob Dylan, o longa de Esmir tem personalidade, mas não esquece que o cinema tem pouca graça se não emocionar.
"Rafael Balsemão"
Não recomendado para menores de 14 anos.

Capa

Feriado

Veja seleção de baladas e pubs com cervejas gringas para curtir o fim de semana

Cinema

O novo longa do diretor Daniel Filho, "Chico Xavier", estreia em 69 salas

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.