Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 04 A 10 DE AGOSTO DE 2006

 

fale com o guia @

CINEMA

Assombração

Diretores orientais radicalizam nas imagens

Christian Petermann

É consenso afirmar que significativa parte do que de melhor se produz atualmente no gênero fantástico vem do cinema oriental. Um dos nomes em maior evidência é o dos irmãos Pang, os chineses Oxide Pang Chun e Danny Pang. Eles se consagraram no circuito cult com a trilogia "The Eye": "The Eye - A Herança" (02), "Visões" (04) e o inédito "The Eye 10" (05). Eles retornam com "Assombração", que não chega a ser um filme de terror literal, mas sim um pesadelo fantasmagórico.

A escritora Tsui Ting-Yin (Angelica Lee, estrela do primeiro "The Eye") sofre de bloqueio criativo e passa a sentir presenças em sua casa. De repente, ela mergulha num universo absurdo. Os irmãos Pang radicalizam nas imagens oníricas e surreais. O resultado visual impacta, com composições de efeito arrebatador.

Infelizmente, a premissa dramática soa canhestra para sensibilidades ocidentais. A imaginação dos diretores versa sobre rejeição e esquecimento, mas tem ingênuo vínculo com a idéia de sofrida maternidade, que já pautou "Visões" e aqui acaba por sufocar o frenesi sensorial com metáforas paquidérmicas.
Capa

Exposições

Mostra investiga os cânones da pintura dos anos 50 em cem obras no Instituto Tomie Ohtake

Teatro

Gabriel Villela volta aos palcos paulistanos com a comédia "Leonce e Lena"

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.