Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 5 A 11 DE AGOSTO DE 2011

 

fale com o guia @

CINEMA

ESTREIA Melancolia

Von Trier filma história sobre extinção da Terra

Aline Pellegrini

"Tristão e Isolda", a vigorosa música de Wagner, rege o prólogo carregado de imagens exuberantes que percorrem a tela como obras de arte em movimento "slow motion".

Eis o início de uma história sobre o fim do mundo, dirigida pelo dinamarquês Lars von Trier. Eis "Melancolia", que estreia hoje.

Como em suas outras produções, o longa também é dividido em partes e centra as ações na figura feminina, desta vez representada por Justine -primeira parte- e por sua irmã, Claire, na segunda parte.

É a festa de casamento de Justine (personagem que deu a Kirsten Dunst o prêmio de melhor atriz em Cannes) que acompanhamos primeiro. O matrimônio é celebrado na mansão do cunhado, com direito a limusine, campo de golfe e uma promoção no trabalho. Mas a felicidade de Justine não está ali. Aos poucos, a protagonista revela uma personalidade sombria e melancólica.

A segunda metade do filme se passa poucos dias após o fracasso do casamento, quando Justine retorna em depressão profunda à mansão onde mora a "irmã normal", que se concentra na possível colisão do planeta Melancolia, que se aproxima da Terra.

A partir daí, percebemos a pequenez dos personagens diante da morte e a solidão absoluta a que estão submetidos. Não recomendado para menores de 14 anos.

Capa

Cinema

Estreia "Melancolia", do polêmico diretor Lars von Trier

Teatro

Mostra italiana leva espetáculos grátis ao Pátio do Colégio

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.