Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 11 A 17 DE AGOSTO DE 2006

 

fale com o guia @

CINEMA

Café da Manhã em Plutão

Filme britânico alia bizarrice e cultura pop

Christian Petermann

Estréia finalmente no Brasil "Café da Manhã em Plutão", o mais recente trabalho do irlandês Neil Jordan, lembrado pelo segredo de "Traídos pelo Desejo" (92) e pela adaptação de "Entrevista com o Vampiro" (94). O novo filme é digno dos admiráveis dramas que ele já realizou, como "Mona Lisa" (86), "À Procura do Destino" (91) e "Nó na Garganta" (97).

Jordan se volta mais uma vez a um universo marginal e violento. Desta vez, porém, seu protagonista enxerga apenas o lado positivo da vida.

Patrick "Kitten" Braden (Cillian Murphy) é um travesti que, na Londres dos anos 70, arrebata amigos e amantes e testemunha a política intolerante do IRA (grupo revolucionário irlandês). Em nenhum momento ele esmorece. Personagem concebido no romance homônimo de Patrick McCabe, levado às telas pelo autor e por Jordan, Kitten é fascinante. Ele vê o luxo em qualquer situação, e essa esperança contagia. Uma das maiores forças da obra é, por tanto, a interpretação irrepreensível do jovem Murphy. No mesmo ano em que ele chamou a atenção como vilão em "Batman Begins" e "Vôo Noturno", Cillian também brilhou com as inteligentes nuances de sua composição para Kitten.

O pano de fundo histórico é turbulento. O diretor aproveita para, como outro narrador do filme, selecionar uma trilha sonora ímpar. Entre Händel, Cole Porter e Van Morrison, abre espaço também para canções na voz de Gavin Friday, celebridade irlandesa que interpreta Billy Hatchet, um dos namorados de Kitten.

A trama, que se parte em 36 episódios e é narrada por pássaros, alia bizarrice, cultura pop e intensas relações humanas de forma luminosa. Jordan é um exímio contador de histórias que compreende o estranho e extrai poesia do inesperado. Percebe-se verdade e grandeza em seus melhores momentos.
Capa

Cinema

"Café da Manhã em Plutão", o mais recente trabalho de Neil Jordan, chega às telas

Bares

Vindo do Oriente Médio, o narguilé ganha dia de degustação no bar Buda

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.