Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 27 DE JULHO A 2 DE AGOSTO DE 2007

 

fale com o guia @

CINEMA

Quebra de Confiança

Longa de Billy Ray revela seu crescimento como diretor

Christian Petermann

O nome nada significa à maioria dos espectadores: Billy Ray. Como roteirista, ele escreveu, entre outros, o mais recente thriller de Jodie Foster ("Plano de Vôo"). Já como diretor/roteirista, Ray revela-se um cineasta preocupado com a justiça numa sociedade manipuladora como a norte-americana. Sua estréia deu-se com "O Preço de uma Verdade" (03), que mostrou um caso verídico de jornalista que falseou inúmeras matérias; e agora, com o ótimo "Quebra de Confiança", ele destrincha a investigação em torno do maior caso de traição da história dos EUA.

Excelente na condução de ritmo e tensão, Ray se afirma também como diretor de atores. Chris Cooper (Oscar de coadjuvante por "Adaptação") brilha como Robert Hanssen, suspeito de vender segredos militares para a Rússia, e Ryan Phillippe ("A Conquista da Honra") faz perfeito contraponto como Eric O'Neill, o agente do FBI na sua cola. Fecha o trio central Laura Linney (duas vezes indicada ao Oscar), como a responsável por recrutar O'Neill.

Num jogo de gato e rato com diálogos afiados e sem nenhuma vocação para moralismos ou psicologia barata, Ray ergue uma obra sólida em torno de mais um mentiroso compulsivo. E na pele de Cooper, esse "bad guy" provoca apenas fascínio.
Capa

Cinema

Os bastidores do assassinato de Bob Kennedy são o tema de "Bobby", com Anthony Hopkins

Shows

O DJ norte-americano Pete Rock mostra sua habilidade com os toca-discos

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.