Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 27 DE JULHO A 2 DE AGOSTO DE 2007

 

fale com o guia @

CINEMA

O Chacal de Nahueltoro

Clássico chileno ganha exibição no festival

Denise Mota

Considerado por alguns o melhor filme chileno de todos os tempos e, definitivamente, um marco da faceta andina do novo cinema latino-americano, "O Chacal de Nahueltoro" (1969) ganha exibição hoje (dia 27) e no domingo.

O longa-metragem é a primeira ficção de Miguel Littin, principal cineasta de seu país, nomeado diretor da estatal Chile Films em 1971, durante o governo de Salvador Allende, exilado no México e depois na Espanha após o golpe militar e um dos criadores da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano. Nele, Littin realizou um levantamento para reproduzir a história de José del Carmen Valenzuela Torres.

Em um caso que mobilizou o Chile, o camponês, em uma tarde de 1960, matou no povoado de Nahueltoro (ao sul do país) a mulher com quem vivia e os cinco filhos da vítima. Segundo relatos, o motivo do homicídio teria sido que ela voltara para casa sem trazer consigo a pensão de viuvez, dinheiro com que Torres contava para continuar bebendo. Na prisão, alfabetizou-se, tornou-se religioso e se declarou arrependido de seus crimes. Três anos mais tarde, foi fuzilado.

Em tom de documentário, Littin recobre o filme de textos e depoimentos transcritos de registros originais. A produção recebeu o prêmio Ocic no Festival de Berlim de 1970.
Capa

Cinema

Os bastidores do assassinato de Bob Kennedy são o tema de "Bobby", com Anthony Hopkins

Shows

O DJ norte-americano Pete Rock mostra sua habilidade com os toca-discos

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.