Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 30 JULHO A 5 DE AGOSTO DE 2010

 

fale com o guia @

CINEMA

CRÍTICA Uma Noite em 67

Longa recupera momento de ebulição do país

Cássio Starling Carlos

Chover no molhado. A expressão depreciativa parece ameaçar o projeto de "Uma Noite em 67". O documentário, bem-sucedido longa de estreia de Renato Terra e Ricardo Calil, funde material de arquivo e entrevistas, ambos focados na final do 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, de 1967.

No mesmo palco, Chico Buarque e o MPB4, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes, Edu Lobo, Roberto Carlos e Sérgio Ricardo se revezavam na competição pelo prêmio de melhor canção.

Uma história rica não apenas pelos nomes em jogo, pois nela também se encarnam os embates estéticos e éticos de um país em ebulição, enredado na dialética entre modernidade cultural e reacionarismo.

São imagens, canções e histórias, no entanto, arquirreproduzidas pela TV em mais de quatro décadas, o que de certo modo as condena a se tornarem clichês da nostalgia.

Apesar disso, "Uma Noite em 67" faz uso eloquente das entrevistas, nas quais se põe em dúvida o efeito sagrado guardado nas imagens.

Nelas, os grandes nomes se referem ao que foi como tempo perdido, relatam a experiência de envelhecer, colocam em pauta a superação e o esquecimento. Assim, a realização liberta-se do risco de ser apenas refém da memória.

Livre.

Capa

Dia dos pais

Roteiro reúne 27 restaurantes que fazem reserva para 8 de agosto

Exposições

Mostras apresentam obras de Keith Haring e Rebecca Horn

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.