Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 3 A 9 DE ABRIL DE 2009

 

fale com o guia @

EXPOSIÇÕES

Fernand Léger: Amizades e Relações Brasileiras

Mostra de cubista inicia o Ano da França no Brasil

Natalia Engler

Um artista francês que jamais pisou no Brasil foi o escolhido para inaugurar as exposições do Ano da França no Brasil.

A mostra "Fernand Léger: Amizades e Relações Brasileiras" abre amanhã (dia 4), na Pinacoteca, com cerca de 50 obras de um dos maiores expoentes do cubismo, que manteve intenso intercâmbio com artistas brasileiros.

A exposição retoma as trocas entre Fernand Léger (1881-1955) e integrantes do movimento modernista no Brasil, como Tarsila do Amaral, representada na mostra por três obras, além de dois trabalhos de Léger que pertenceram a ela -"A Xícara de Chá" (1921) e "Carlitos Cubista" (1923).

"Léger é um dos artistas mais representados nas coleções dos modernistas em termos de vanguardas europeias", afirma Regina Teixeira de Barros, curadora-adjunta da mostra. A relação acabou se institucionalizando, fase que é representada por obras que estiveram em exposições como a primeira Bienal de São Paulo, em 1951.

Segundo Regina, a mostra procura, ainda, traçar uma síntese do extenso percurso de Léger, artista que atuou em suportes tão diversos quanto pintura, cinema e tapeçaria, entre outros.

Pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central, tel. 3324-1000. Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura 4/4. Até 7/6. Livre. Ingr. combinado: R$ 4 (Estação Pinacoteca e Pinacoteca do Estado; sáb.: grátis). Estac. grátis. Visita monitorada c/ agendamento. d c v i
Capa

Exposições

A Pinacoteca inaugura mostra que reúne obras do francês Fernand Léger

Passeios

61 ateliês participam da 8ª edição do evento Arte da Vila; confira dez destaques

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.