Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 25 A 31 DE AGOSTO DE 2006

 

fale com o guia @

EXPOSIÇÕES

Calder no Brasil

Pinacoteca enfoca relação do artista com o país

Luciana Pareja

As relações do artista norte-americano Alexander Calder (1898-1976) com o país no período após a Segunda Guerra Mundial são o foco da mostra "Calder no Brasil", que tem abertura amanhã (dia 26) e é resultado de uma pesquisa de três anos feita pela historiadora Roberta Saraiva.

Cinqüenta obras -exibidas aqui em meados dos anos 50 ou de colecionadores brasileiros- recontam a trajetória do pai dos móbiles no Brasil, na qual tiveram papel definitivo o arquiteto Henrique Mindlin e o crítico Mario Pedrosa.

Mindlin foi o responsável pela primeira exposição do artista norte-americano no país, em 1948, decorrente da amizade que ambos travaram quando o brasileiro esteve nos EUA em 1944 para comprar peças de Calder, já reconhecido internacionalmente.

Na mesma época, Pedrosa, então em Nova York, tornou-se amigo do artista ao publicar ensaios sobre sua obra. De volta ao Brasil, o crítico foi um divulgador da poética lúdica e graciosa de Calder.

Pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central, tel. 3229-9844. Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura 26/8. Até 15/10. Ingr.: R$ 4 (estudantes: R$ 2. Sáb.: grátis). A C D I V
Capa

Dança

Pina Bausch traz espetáculo inspirado em contos infantis da América nativa

Teatro

"Sizwe Banzi Est Mort", montagem do inglês Peter Brook, faz quatro sessões no Sesc Consolação

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.