Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 27 DE JULHO A 2 DE AGOSTO DE 2007

 

fale com o guia @

EXPOSIÇÕES

Aleijadinho e Seu Tempo

A fé e o ouro protagonizam mostra de arte barroca

Marcos Dávila

"Aqui há muito ouro, mas houve muita peste", lê-se em um dos antigos mapas do Brasil que está na exposição "Aleijadinho e Seu Tempo - Fé, Engenho e Arte", a partir de amanhã (28) no CCBB.

O ouro desapareceu. A peste migrou para a política. Restou a fé, que segue movendo multidões. Pois a fé e o ouro são os dois protagonistas da mostra, segundo o curador Fábio Magalhães. A descoberta do metal no solo mineiro, no século 18, sustentou o vertiginoso desenvolvimento da cultura barroca, da qual o mulato Aleijadinho é o expoente máximo -reconhecido como o maior artista barroco fora da Europa.

A exibição reúne cerca de 200 peças originais, entre estatuárias, objetos sacros, oratórios e mapas. Além de Aleijadinho, há obras de artistas importantes, como Mestre Piranga, Francisco Xavier de Brito e Francisco Servas. Há ainda gravuras e fotografias feitas por Marc Ferrez e Marcel Gautherot. O curador sugere iniciar a visitação desde o terceiro andar.

A despeito do sumiço do ouro -que, concretamente, aparece somente em algumas peças e moedas expostas no cofre do subsolo- a fé segue inabalável, representada no enorme tapete de serragem colorida, típico das procissões de Semana Santa, que fica no hall do CCBB.

Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, região central, tel. 3113-3651). Ter. a dom.: 10h às 20h. Até 28/7. A D V
Capa

Cinema

Os bastidores do assassinato de Bob Kennedy são o tema de "Bobby", com Anthony Hopkins

Shows

O DJ norte-americano Pete Rock mostra sua habilidade com os toca-discos

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.