Índice O ROTEIRO MAIS COMPLETO
DE SÃO PAULO
Guia da Folha
 

DE 22 A 28 DE MAIO DE 2009

 

fale com o guia @

TEATRO

Viver sem Tempos Mortos

Duas gigantes num encontro minimalista

Maria Eugênia de Menezes

Para começo de conversa, Fernanda Montenegro vai dizendo logo o que não se deve esperar do espetáculo sobre Simone de Beauvoir, "Viver sem Tempos Mortos", que estreia amanhã (dia 23). Quem conseguiu arrumar o seu lugarzinho na plateia do Sesc Consolação (sim, porque os ingressos já se esgotaram) que saiba bem o que lhe espera: nada de gestos histriônicos, trejeitos caricatos, nenhuma sombra de sotaque francês. Para recompor a imagem de mademoiselle Beauvoir, a polêmica escritora e companheira de Jean-Paul Sartre, a atriz primou pela simplicidade.

"É um trabalho exaustivo, muito bem sedimentado, mas trata-se de uma encenação minimalista, pequena", avisa Fernanda, distante dos palcos há oito anos. O curioso é que tanta desafetação em cena foi conduzida pelo eloquente Felipe Hirsch, o diretor de montagens pomposas, como "Avenida Dropsie", e por sua inseparável cenógrafa, Daniela Thomas.

Até chegar ao roteiro final, a atriz percorreu cerca de 15 livros. Foram meses de leitura, selecionando e sublinhando trechos de obras de Beauvoir, de Sartre e, sobretudo, as cartas trocadas pelo casal de filósofos existencialistas. "Eles escreviam diariamente, escreviam sobre tudo", pontua. Sentada em uma cadeira, como se estivesse a rememorar o passado, esta Beauvoir irá percorrer os primeiros encontros com Sartre, a mocidade tempestuosa, o engajamento pelas causas do feminismo, os embates pela liberdade.

"Ela fez dessa busca uma guerra contra as coisas estabelecidas, contra as normas, contra os códigos. E isso teve um preço, mas ela é uma mulher muito especial", resume Fernanda.

Sesc Consolação - teatro Sesc Anchieta - r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, região central, tel. 3234-3000. 320 lugares. Qui. e sex.: 21h. Sáb.: 20h. Dom.: 18h. Estreia 23/5, às 21h. Até 28/6. Ingr.: R$ 7 a R$ 30. Ingressos esgotados. 60 min. Não recomendado para menores de 16 anos.

Mais Beauvoir & Montenegro

Antes de chegar a São Paulo, a peça "Viver sem Tempos Mortos" passou por municípios da Baixada Fluminense e da região serrana do Rio. O espetáculo integra o projeto Caminhos da Liberdade, uma proposta de formação de público, que prevê a exibição de filmes, exposição e debates. Até o dia 24/6, sempre às quartas- feiras, a programação gratuita começa a partir das 20h, no Sesc Consolação

Será exibido o documentário "Uma Mulher Atual" (Une Femme Actuale), 2007, de Dominique Gros

Após a exibição, o crítico da Folha Jorge Coli comenta o filme. Em seguida, ele participa de debate com Fernanda Montenegro

Aberta de terça a domingo, uma exposição traz livros, cartas e fotografias de Simone de Beauvoir

"Ela [Simone de Beauvoir] fez dessa busca uma guerra contra as coisas estabelecidas, contra as normas, contra os códigos"
Fernanda Montenegro
Capa

Teatro

Dirigida por Felipe Hirsch, Fernanda Montenegro encarna Simone de Beauvoir

Shows

Febre entre os "teens", trio pop Jonas Brothers faz megashow no Morumbi

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.