Publicidade

Caminho para a recolocação profissional é solitário, diz especialista

Um bom relacionamento com colegas e chefes é importante para tudo, mas que ninguém se fie só em networking para concretizar seu desejo de mudar de área dentro da empresa ou de conseguir um novo emprego.

"A recolocação é um caminho solitário. Por isso, o próprio profissional deve se responsabilizar pela busca por uma nova oportunidade", afirma Laura Castelhano, que é psicóloga, especialista em RH e professora da Business School São Paulo.

As relações no ambiente de trabalho tendem a ser mais superficiais, poucas permanecem a longo prazo, segundo ela. Retomar uma relação antiga para pedir uma chance pode não render indicações.

O contador Ivon Jacobina, 52, acionou sua rede de contatos quando foi demitido de uma grande varejista, onde atuou no setor de compras.

"Eu decidi que tentaria uma oportunidade no setor industrial e contei sobre a minha decisão para alguns colegas", diz ele.

Meses depois, um dos contatos acionados, diretor em uma indústria de equipamentos eletroeletrônicos, indicou Jacobina para uma vaga na área de vendas.

Para conquistar o apoio dos colegas, o especialista em transição de carreira José Augusto Minarelli aconselha que o funcionário mostre outras competências ao assumir novos projetos e responsabilidades, além de divulgar seu interesse na mudança.

Ao apresentar suas aptidões na prática, o funcionário poderá provar aos poucos sua competência para o novo cargo que assumiu.

"O gestor está assumindo um risco ao contratar alguém de outro setor, já que poderia optar por um profissional com experiência específica na função", diz Caroline Cadorin, da recrutadora Hays.
"Ele investigará se a pessoa tem boas referências e se sabe atuar em grupo."

*

ANTES DE AVISAR O RH
Aumente suas chances de sucesso na hora de pedir transferência

INVENTÁRIO
É importante conhecer suas melhores competências antes de vendê-las para a empresa. Faça um balanço para identificar como pode contribuir com a nova área, em quais cursos de capacitação investir e se você é mesmo adequado para a posição

LEITURA
Entenda o processo de transferência interna da organização. Em alguns casos, o melhor caminho é iniciar a abordagem pelo atual gestor. Em outros, notificar o departamento de RH durante o processo de feedback, por exemplo, é o mais indicado

ESTRATÉGIA
Mudar só pelo desejo de salário maior ou por conflitos na área de origem pode não dar bom resultado. Considere planos de longo prazo

Fontes: Caroline Cadorin, da recrutadora Hays, e Laura Marques Castelhano, professora da BSP (Business School São Paulo)

Publicidade
Publicidade
Publicidade