Publicidade

Guia do MBA

Grupo de colegas do MBA pode ajudar na mudança de carreira

Para quem quer mudar de carreira, o relacionamento com colegas e professores em um curso de MBA pode arejar as ideias e indicar novos caminhos profissionais.

"A vantagem é que o curso expõe o aluno a uma rede de contatos profissionais com experiência", afirma a professora da USP e doutora em administração Tania Casado.

A engenheira Luciana Alves, 32, que entrou no MBA em gestão de projetos para deixar a área de cálculo de estruturas, foi bem sucedida.

Na metade do curso, foi selecionada para trabalhar com administração de estoques na usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia. Alves soube da vaga por uma colega.

"Meu curso não focava em uma única área, mas gestão de projetos, algo que pode ser aplicado em qualquer setor. Não tinha experiência, mas o MBA me ajudou a conseguir a recolocação", diz.

Para Marcos Costacurta, 41, formado em processamento de dados, a interação com os colegas do MBA em gestão foi um impulso para a criação de uma start-up de tecnologia na área de música, inaugurada em março.

Costacurta conta que o projeto levou mais de cinco anos para sair do papel. O curso teve papel decisivo na mudança de carreira.

"Meu objetivo era alcançar um cargo de alta gestão numa multinacional, mas nas aulas e na troca de ideias com os colegas amadureci o plano de mudar de área, que lá no fundo já considerava."

Entenda o MBA

Para tirar proveito dessa base de contatos, deve-se considerar o prestígio da escola que oferece o curso.

O conselho da especialista da USP para não cair em uma cilada é procurar informações sobre o curso e os professores, usando plataformas como a Lattes, que armazena currículos de acadêmicos.

Por outro lado, se o público-alvo dos programas de MBA é de gestores e executivos experientes, a falta de conhecimento prévio pode dificultar o acompanhamento das aulas para quem é de outra área e quer mudar.

"Recém-egressos da graduação ou indecisos podem não encontrar o que buscam", afirma Silvio Laban, coordenador dessa modalidade de pós-graduação no Insper, em São Paulo. Para esses, Laban aconselha uma especialização lato sensu comum, com foco em aprofundamento de conteúdo, não em disciplinas de gestão.

*

COMO ESTRUTURAR A CARREIRA DE FORMA DURADOURA

COMO: POTENCIAL

Quais são as habilidades pessoais e expertise necessárias para o desempenho de um bom trabalho, incluindo aí a formação teórica e prática

-

QUEM: CONEXÕES

Quais são as ligações profissionais (mentores, colegas, gestores) que podem ajudar a pessoa a alcançar objetivos e como anda sua reputação entre eles

-

POR QUE: MOTIVAÇÃO

Quais são os valores pessoais e os fatores de identidade e de motivação mais importantes para o profissional e que são relevantes na hora de escolher uma atividade

-

NÃO ESPERE A EMPRESA

O desenvolvimento profissional deve levar em consideração mais as motivações e os planos do indivíduo do que as oportunidades oferecidas pela organização. Você é o gestor da sua própria carreira

-

SEM SALA DE AULA
Esqueça os treinamentos tradicionais e procure aprender mais com os desafios que surgem no dia a dia do trabalho de forma constante, como autodidata

Fonte: Professora Tania Casado, da USP

*

ONDE FAZER

MBA EXECUTIVO
ONDE Insper
DURAÇÃO 24 meses
VALOR R$ 58.147,70 (à vista)

MBA EM ESTRATÉGIA DE MARKETING
ONDE BSP (Business School São Paulo)
DURAÇÃO 24 meses
VALOR R$ 39.900 (à vista)

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
ONDE FIAP
DURAÇÃO 360 horas
VALOR R$ 27.072,00 (divididos em 24 parcelas)

INTERNATIONAL MBA
ONDE FIA (Fundação Instituto de Administração)
DURAÇÃO 18 meses
VALOR R$ 59.600,00 (à vista)

Publicidade
Publicidade
Publicidade