Publicidade

campo belo/vila mariana

Zona sul concentra as melhores escolas da capital paulista

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dos cem colégios com a melhor média no Enem em todo o Estado de São Paulo, 52 se encontram na capital -e 24 estão na
zona sul, em bairros como Vila Mariana, Campo Belo e Alto da Boa Vista.

A vocação da região agrada moradores e atrai até gente de fora. Dona de uma nota 1.000 na redação do Enem 2016, Júlia Oya, 17, estuda no Marista Arquidiocesano (86º lugar entre os melhores do Estado), que fica na Vila Mariana.

"Morávamos no Ipiranga e deixamos que estudasse em um colégio próximo de lá até o oitavo ano. A partir do nono, mudamos para a Chácara Klabin [Vila Mariana] e matriculamos a Júlia no Arquidiocesano", diz Kátia Rocha, 47, mãe da adolescente, que quer estudar Medicina.

A designer de interiores Célia Sotto Maior, 53, colocou seus filhos no colégio Vértice, a poucos quarteirões de sua casa. Com a terceira melhor média no Enem 2015, a escola fica no Campo Belo e, desde 2009, faz parte de um projeto em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e com o Instituto Goethe, que oferece aulas de alemão aos alunos.

O filho mais velho de Célia, João Pedro, 17, acaba de ser aprovado nos vestibulares de engenharia da USP e Unesp.

A zona sul também é conhecida por colégios internacionais, como a Chapel School, a Escola Graduada, o Colégio Suíço-Brasileiro, o Liceu Pasteur e o Colégio Visconde de Porto Seguro, bem como os de pedagogia Waldorf (corrente suíça que busca integrar o desenvolvimento físico, intelectual e artístico do aluno) -caso da escola Waldorf Rudolf Steiner.

Bruno Santos/ Folhapress
Júlia Oya, 17, que estuda no Arquidiocesano e tirou nota máxima na redação do Enem 2016
Júlia Oya, 17, que estuda no Arquidiocesano e tirou nota máxima na redação do Enem 2016

Segundo a historiadora Elaine Romera Martins, o fato de essas escolas estarem na região sul de São Paulo se deve a fatores como proximidade a centros empresariais, globalização dos serviços, presença de estrangeiros e um alto poder aquisitivo de seus habitantes.

A Escola Graduada, por exemplo, se estabeleceu no local graças à Câmara de Comércio Americana, que trouxe para a região imigrantes estadunidenses, como engenheiros e arquitetos. A Graded, como também é conhecida, foi fundada em 1920.

Moradora do Campo Belo, a médica veterinária Márcia Cordeiro Fazzio, 54, optou por colocar seus dois filhos no Vértice justamente por causa da localização. "Como eles estudam em período integral e praticam as atividades extracurriculares, podem almoçar em casa, descansar e depois retornar às aulas", afirma.

Publicidade
Publicidade
Publicidade