Publicidade

Feicon

Selo de inovação destaca design de interruptor e piscina de contêiner

Piscinas projetadas em contêineres de carga e interruptores de teclas finas e metalizadas são 2 dos 66 itens em exibição na Feicon Batimat que ganharam o Selo Inovação Varejo.

A marca reconhece produtos que agregam tecnologia, design ou uma nova funcionalidade aos modelos já existentes no mercado.

Este é o terceiro ano de concessão do selo, que tem registrado um aumento exponencial no número de candidatos. Em 2017, 47 produtos foram inscritos. Neste ano, chegaram a 106.

Divulgação
Modelo da linha de tomadas e interruptores Novara Gold, da Dicompel, premiada com o selo por seu design 
Modelo da linha de tomadas e interruptores Novara Gold, da Dicompel, premiada com o selo por seu design 

"A principal premissa para esse projeto é incentivar a inovação, incentivar a indústria", diz Beth Bridi, 49, a responsável pela curadoria do selo e diretora-geral da editora Grau 10, que criou a iniciativa em parceria com a Feicon.

Os estandes onde há itens com o Selo Inovação Varejo são sinalizados no mapa do evento. Nesta edição, será oferecida também uma visita guiada aos produtos que foram contemplados.

Também haverá totens espalhados pelo pavilhão, nos quais o visitante vai poder traçar uma rota até o produto que deseja conhecer por meio QR Codes.

Segundo Bridi, a ideia do selo foi uma adaptação de uma premiação realizada na feira bianual Batimat, na França.

Podem participar da seleção os lançamentos dos últimos 11 meses ou aqueles que entrarão no mercado durante ou depois da Feicon.

A avaliação é feita por um conselho curador formado por seis pessoas: Bridi e cinco executivos ligados a grandes redes varejistas.

"São as pessoas que selecionam os produtos que vão ser vendidos. Eles sabem o que é novo, o que é diferente, o que tem boa aceitação. Eles têm um perfil aguçado", explica.

Um dos produtos com o selo, a linha de interruptores e tomadas Novara Gold, da empresa Dicompel, tem teclas finas e detalhes na cor dourada.

"É um produto que fica aparente numa casa. Então por que não criar um design diferente e bonito?", afirma Ana Carolina Gaspar, diretora de marketing da empresa.
Ela diz que a Dicompel, sediada em São Paulo, trabalhou com interruptores tradicionais por 32 anos. Há dois anos, para se diferenciar da concorrência, lançou o primeiro modelo com as teclas mais finas.

Depois veio a ideia de trabalhar com teclas cromadas. A versão dourada, contemplada pelo selo, foi lançada há três meses. A versão mais simples, com uma tecla, pode ser comprada por R$ 30.

Para o lado de fora da casa, a TG Group leva à Feicon uma piscina feita de contêineres. A empresa de Vinhedo (SP) é especializada na instalação de vidro em grandes obras e viu uma oportunidade na oferta de contêineres de transporte marítimo, que costumam ser desprezados após curto período de uso.

O engenheiro Maurício Margaritelli, diretor da TG Group, se inspirou em piscinas similares que viu na Austrália e no Canadá. A caixa de aço tem seis metros de comprimento (dos quais um metro é reservado para a casa de máquinas) e 1,40 metro de profundidade.

Divulgação
Piscina em contêiner reutilizado, da TG Group
Piscina em contêiner reutilizado, da TG Group 

Para funcionar, basta encher o contêiner de água e ligar o equipamento na tomada.

A piscina contêiner custa R$ 40 mil. Conforme o gosto do comprador, é possível instalar vidros ao redor da estrutura (cada um acrescenta R$ 5.000 ao valor).

"A pessoa que procura uma piscina contêiner está procurando praticidade. Está tudo dentro dela, não precisa fazer obras", afirma Margaritelli. "Se ela mudar de casa pode levar a piscina embora como se leva o carro."

-

Feicon Batimat
De 09 a 12 de abril, das 10h às 20h, na São Paulo Expo, km 1,5, da rodovia dos Imigrantes, na Vila Água Funda. O evento é exclusivo para profissionais da área de construção civil. O credenciamento pode ser feito gratuitamente pela internet em qualquer um dos dias (https://www.feicon.com.br/Credenciamento). No local, o ingresso custa R$ 55

Publicidade
Publicidade
Publicidade